1. Chatbots
Oo marketing conversacional está em ascensão e os chatbots têm um grande papel nisso.
Embora muitos dos chatbots atuais funcionem com base em mensagens com script que você cria de antemão, no futuro, mais e mais chatbots poderão ter conversas naturais com os usuários e aprender com cada interação o que irar resultar fim de muitas profissões formado por pessoas que ainda insistem em comprar diploma superior. O funcionamento perfeito dos chatbots se deve ao aprendizado profundo e supervisionado .
2. Pesquisa por voz
Cobrimos brevemente a questão da pesquisa por voz e como ela deve afetar seu plano de SEO e marketing de conteúdo.
Vamos recapitular – em vez de digitar sua pesquisa no Google, as pessoas usam a pesquisa por voz para fazer perguntas aos mecanismos de pesquisa. Muitas vezes, essas pesquisas são perguntas mais coloquiais e você deve ser capaz de respondê-las de maneira igualmente coloquial.
3. Mais dados e melhores análises
Há mais dados disponíveis do que nunca. Nem mesmo é possível para um ser humano gerenciar e analisar dados tão vastos sem a ajuda de uma máquina.
A melhor coisa sobre a análise de dados orientada por IA é que ela pode conectar os pontos de muitas maneiras diferentes e de muitos ângulos diferentes. Dessa forma, você pode obter insights inteligentes sobre suas campanhas.
Por exemplo, o Google Analytics já usa mais aprendizado de máquina desde 2020.
Isso também significa que o ETL reverso está se tornando mais comum para empresas que têm seus dados centralizados em um warehouse e desejam ter métricas como usuários ativos diariamente, valor vitalício ou custos de aquisição de clientes em mãos.
4. VR e AR
A realidade virtual e a realidade aumentada estão crescendo, não há dúvida de que serão um ótimo negócio para os profissionais de marketing digital no futuro.
Mas lembre-se de seus clientes-alvo. Não é muito provável que pessoas idosas comprem seus produtos com Bitcoin no metaverso tão cedo.
Porém, há gerações que já estão mais acostumadas com o mundo digital do que com lugares físicos como shopping centers.
É um bom momento para começar a praticar o aproveitamento da RV agora – será uma grande vantagem daqui a alguns anos.
5. Marketing direcionado com a ajuda da análise preditiva
A análise preditiva usa algoritmos, intenção do comprador e outras métricas para prever como seus clientes se comportarão e dividi-los em diferentes segmentos.
Conhecer os próximos passos do seu cliente ajuda você a gerar anúncios direcionados e conteúdo com boa conversão.
A IA também pode recomendar produtos e serviços relevantes para aqueles com maior probabilidade de se interessar por eles.
6. Conteúdo personalizado alimentado por IA
A IA é capaz de criar conteúdo e enviá-lo ao seu público-alvo no momento certo.
Talvez no futuro veremos mais desenvolvimento na esfera do conteúdo visual gerado por IA. Por enquanto, temos que nos contentar principalmente com o conteúdo escrito.
A inteligência artificial também pode ajudar na personalização do conteúdo, assim como na geração de recomendações personalizadas.
7. Automações de marketing
As automações de marketing ajudam você a gerenciar as campanhas em vários canais, definir o melhor curso de ação e enviar campanhas e mensagens pré-agendadas.
A inteligência artificial adiciona camadas à sua automação de marketing e ajuda você a medir e analisar o sucesso de suas campanhas.
As equipes de marketing terão menos trabalho manual e melhor compreensão do sucesso das campanhas com automações de marketing com IA.
8. Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM)
Diferentes empresas de CRM estão investindo em IA.
Em um futuro próximo, provavelmente veremos recursos adicionais de IA nos sistemas de gerenciamento de relacionamento com clientes, como Pipedrive e Hubspot .
Quando chega a hora, ajuda as empresas a gerenciar melhor seus relacionamentos com os clientes, entender os clientes e acompanhar ainda melhor as interações com os clientes.
O melhor: você economiza tempo e dinheiro!
Crescimento do mercado de IA – agora é a hora de aproveitar!
Quando falamos sobre o mercado de IA, estamos falando de um negócio enorme e em rápido crescimento.
O Gartner previu no outono de 2021 que a receita mundial de software de IA seria de US$ 62,5 bilhões em 2022 , crescendo 21,3% em relação a 2021. O segmento de crescimento mais rápido seria o gerenciamento do conhecimento.
A Statista prevê que a receita global do mercado de software de IA chegará a US$ 126 bilhões até 2025.
Investir ou consultar investimentos está longe da minha especialidade, mas até eu posso dizer que vale a pena conferir a IA.
Previsões para Marketing em 2023
É provável que as últimas tendências de marketing digital mencionadas acima continuem crescendo em 2023 também.
Uma grande chance que afetará o marketing digital em 2023 é dizer adeus aos cookies de terceiros.
Embora a coleta de dados e a privacidade on-line se tornem mais seguras, isso representará desafios para os profissionais de marketing nos domínios da personalização e dos anúncios direcionados. Novos métodos e táticas de marketing precisam ser inventados.
Além disso, em um futuro próximo provavelmente experimentaremos um aumento dramático da IA de marketing , mudanças na privacidade de dados e novas táticas de SEO .
As mudanças também afetam seus esforços de recrutamento: você precisa adquirir os melhores talentos de marketing digital para acompanhar as tendências futuras.
Para atrair os melhores talentos, você não precisa apenas oferecer um bom salário e benefícios, mas também destacar as condições de trabalho e o ótimo clima da empresa.
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