Os carros e veículos elétricos são projetados para serem uma alternativa ecológica aos carros movidos a gasolina. Isso levou líderes globais e montadoras a adotar veículos elétricos como parte de sua redução de emissões de carbono estratégias.
A General Motors chegou ao ponto de vender apenas carros elétricos e caminhões leves até 2035 e transformar completamente sua fabricação de automóveis em designs movidos a bateria. A Volvo é outro fabricante de automóveis com planos de mudar para vendas de carros novos somente elétricos até 2030.
No entanto, nenhuma indústria vem sem uma pegada ambiental.
Algumas pessoas levantaram preocupações legítimas de que a mineração de minerais de terras raras para carros elétricos baterias poderia colocar em risco regiões biodiversas. Outros observaram que não temos um meio econômico de reciclar baterias de carros elétricos.
Isso significa que os carros elétricos são piores que os carros comuns? Especialistas dizem que não, mas eles têm algumas armadilhas ambientais importantes para resolver.
Continue lendo para aprender seus impactos ambientais, maneiras de abordá-los e mitos populares sobre carros elétricos.
🚙 Lembrete rápido: o que são carros elétricos?
Conectar seu transporte é um novo conceito para a maioria das pessoas que estão acostumadas a abastecer para ir do ponto A ao ponto B é algo obvio mas é bom lembrar que os mesmos necessitam CNH original para dirigir. Com um painel que parece um smartphone gigante, os EVs podem parecer que vieram do futuro.
No entanto, sua tecnologia não é nova. Os carros elétricos existem há tanto tempo quanto os carros movidos a gasolina. Aqui estão os princípios básicos de como funcionam os modelos de hoje.
O que é um carro elétrico (ou veículo elétrico (EV))? ❓
Assim como seu carro de transmissão automática comum, um veículo elétrico liga com uma ignição, acelera com o pedal do acelerador e para com os freios. A principal diferença em relação a um carro movido a gasolina é o design de seu motor.
Os veículos elétricos são alimentados por baterias que devem ser recarregadas periodicamente usando uma estação de carregamento conectada a uma fonte de energia elétrica. Isso é familiar para a maioria das pessoas porque é da mesma forma que carregamos nossos telefones, computadores e outros dispositivos e aparelhos elétricos.
A maioria dos veículos elétricos usa uma bateria de íon-lítio com um design relativamente simples. Na verdade, existem apenas 20 partes móveis em um motor EV contra quase 2.000 no motor de um veículo comparável com motor de combustão interna (ICE).
Como funciona? ✅
Um carro totalmente elétrico não requer gasolina ou diesel e nenhuma marcha para dirigir em velocidades mais altas ou mais baixas. Em vez disso, pressionar o acelerador alimenta o motor a partir de uma bateria elétrica. O motor gira as rodas dos eixos de transmissão.
Quando você pressiona os freios, a energia gerada no motor pode devolver energia à bateria, ajudando-a a reter a carga elétrica por mais tempo.
Existem algumas diferenças importantes entre carros elétricos e veículos movidos a gás:
- Eles são mais silenciosos.
- Eles aceleram mais rápido sem marchas para mudar.
- Um estilo de direção não reativo (sem frenagem brusca) e velocidades de direção médias mantêm a carga por mais tempo.
- O clima extremamente quente ou frio pode esgotar a carga mais rapidamente do que o clima temperado.
Quais são os diferentes tipos de carros elétricos? 📑
Existem quatro tipos principais de carros que usam alguma forma de energia elétrica. Alguns incluem energia elétrica e a gás no mesmo veículo.
Veículo totalmente elétrico (EV):
- Totalmente alimentado por um motor elétrico.
- Requer conexão a uma estação de carregamento para recarregar o motor elétrico.
Híbrido plug-in (PHEV):
- Inclui um motor de combustão e um motor elétrico.
- Requer conexão a uma estação de carregamento para recarregar o motor elétrico.
Híbrido de carregamento automático (HEV):
- Inclui um motor de combustão e um motor elétrico.
- Recarrega o motor elétrico com o motor.
Híbrido Leve (MHEV):
- Inclui um motor de combustão e um motor elétrico.
- Recarrega o motor elétrico com o motor.
- O motor elétrico não é potente para conduzir o veículo, apenas reduz a ingestão de gasolina.
E os carros híbridos? 🚘
Os veículos híbridos são uma opção atraente para pessoas que desejam reduzir os custos de combustível e a pegada ambiental em áreas sem muitos postos de recarga.
Os carros híbridos usam motores a petróleo e elétricos. Alguns usarão o motor elétrico em velocidades mais baixas e mudarão para o motor a gás em altas velocidades. Outros utilizam apenas o motor elétrico como suporte ao motor principal a gasolina.
Dependendo do nível de potência que o motor elétrico fornece, os híbridos são classificados como fortes ou moderados.
O ponto chave é que eles emitem menos CO2 e requerem menos combustível para que possam economizar o dinheiro de seus proprietários.
🍃 Os carros elétricos são mais ecológicos do que os movidos a combustível fóssil?
Sabemos que carros elétricos não emitem Emissões de CO2 do tubo de escape, porque nenhum combustível é queimado. Dito isto, eles ainda precisam de eletricidade. Por enquanto, a maior parte da eletricidade (cerca de 60%) ainda vem de fontes de combustíveis fósseis nos EUA.
Para entender o quadro completo, você teria que comparar como os combustíveis fósseis são queimados durante o carregamento de seu veículo elétrico versus a quantidade queimada para dirigir um carro ICE. Isso varia muito dependendo da região.
Isso varia de país para país, bem como de estado para estado. Dirigir um carro elétrico na Islândia, por exemplo, quase não emitiria emissões de sua operação ou carregamento, porque as fontes de energia são predominantemente renováveis: eólica, solar, geotérmica e hidrelétrica.
Nos EUA, o Maine obteve apenas 79% de sua eletricidade de fontes de combustíveis não fósseis em 2020, enquanto o Texas dependia de energia eólica, solar e nuclear para apenas 32% de sua eletricidade. Por outro lado, o Texas está instalando mais energia solar do que qualquer outro estado, então a combinação provavelmente melhorará com o tempo.
Essas questões tornam necessário comparar a pegada ambiental dos veículos elétricos hoje, bem como nas projeções futuras.
Então, qual é o veredicto final? De acordo com a US EPA, mesmo quando você contabiliza as emissões de GEE da geração de eletricidade para carregamento, os carros elétricos ainda têm um custo menor pegada de carbono do que os carros a gasolina.
🔨 A fabricação de carros elétricos é ecológica?
Outro fator crítico na sustentabilidade do carro elétrico são suas práticas de fabricação. Como acontece com todos os veículos, a produção de novos veículos elétricos requer matérias-primas. De acordo com a Union of Concerned Scientists, a fabricação de carros elétricos emite mais emissões de carbono.
Ao contrário dos veículos movidos a gasolina, que usam metais e materiais comuns em seus motores, a maioria dos veículos elétricos usa elementos de terras raras (REE), como lítio, níquel, cobalto e grafite. A mineração desses elementos requer práticas intensivas em carbono.
Outra preocupação é que a mineração desses materiais REE vem com compensações ambientais.Cerca de 60% das reservas de cobalto encontram-se na República Democrática do Congo (RDC), onde crescem as florestas tropicais com rica biodiversidade. A mineração nessas áreas pode ameaçar a biodiversidade.
Além da mineração, metade do impacto ambiental dos veículos elétricos vem da produção de suas baterias. No entanto, esse processo de fabricação pode mudar para depender de fontes de energia mais renováveis no futuro.
Dado que toda a extração de matérias-primas apresenta compensações difíceis, também é importante considerar a alternativa: muitas reservas de petróleo remanescentes também existem em áreas protegidas.
Para uma comparação direta, no entanto, o impacto ambiental dos VEs melhora ao longo da vida útil do veículo em comparação com um carro convencional. O ponto de equilíbrio é de aproximadamente 6 a 16 meses nos EUA e 2 anos na UE.
Os relatórios do consumidor sugerem que as baterias EV podem durar uma vida útil de 17 anos ou 200.000 milhas. A vida útil média de um carro convencional é de 12 anos. Essa prática de medir e comparar as emissões ao longo da vida é uma importante estratégia de comparação ambiental chamada Análise do Ciclo de Vida.
Em suma, cerca de 10 a 15 anos da vida útil de um EV funcionariam com uma pegada de carbono melhor do que os carros convencionais com carregamento de energia limpa, assumindo que não há mudança na fabricação ou na tecnologia da bateria.
No entanto, o fim da vida útil das baterias apresenta outro desafio ecológico.
⚡ E as baterias dos carros elétricos? Eles são reciclados?
Os EUA alcançaram um progresso impressionante na reciclagem de 99% de suas baterias de chumbo-ácido para automóveis. Estes são os encontrados em carros convencionais.
No entanto, a reciclagem de baterias de íon-lítio é uma área muito menos desenvolvida. O lítio é encontrado em traços tão baixos dentro das baterias que é difícil recuperá-lo. Na UE, apenas 10% do lítio nas baterias é recuperado.
À medida que o mercado de VEs cresce, mais empresas demonstram interesse em resolver o enigma da reciclagem de baterias. Empresas inovadoras estão explorando soluções como extraí-las para seus ingredientes REE ou reaproveitá-las para armazenamento de energia renovável.
A reciclagem e reutilização de baterias de carros EV obsoletas é um campo promissor que compensaria os impactos ambientais da fabricação das baterias, estendendo sua vida útil.
❌ 6 mitos dos carros elétricos para refutar
Mito: As emissões de GEE da geração de energia elétrica tornam os carros elétricos menos ecológicos do que os carros convencionais.
Fato: Depende do mix de energia da sua região. Compare as diferentes emissões estimadas de gases de efeito estufa (GEE) de diferentes tipos de carros, use o “Beyond Tailpipe Emissions Calculator” disponível no site da US EPA.
A calculadora fornece estimativas por tipo de EV (incluindo híbridos) e código postal e oferece emissões de carros a gasolina, para que você possa fazer uma comparação realista.
Mito: Os veículos elétricos ficam sem carga muito rapidamente para gerenciar os deslocamentos diários e as necessidades de viagem.
Fato: a distância média de viagem dos americanos por família por dia é de 50 milhas, enquanto 85% das famílias americanas viajam menos de 100 milhas por dia. Um EV totalmente carregado pode viajar cerca de 200 milhas, enquanto o carregamento na estação pode fornecer 100 milhas de autonomia.
Para entender as expectativas de alcance de um EV, você precisará verificar as especificações específicas do modelo do carro.
Outro fator que afeta o alcance do EV é o comportamento do motorista e as condições climáticas. As baixas temperaturas podem reduzir a autonomia em até 40%.
Mito: Os modelos de carros elétricos são muito limitados.
Fato: Uma variedade maior de carros elétricos está disponível todos os dias. Os fabricantes estão desenvolvendo-os em uma ampla gama de tamanhos, formas e opções de veículos híbridos. Mais de 50 modelos PHEV e EV estão disponíveis, incluindo o Cybertruck da Tesla, que oferece utilitário de coleta.
Mito: não há estações de carregamento suficientes disponíveis.
Fato: Os EUA têm atualmente mais de 45.000 estações disponíveis, com mais sendo instaladas diariamente. No entanto, um fato pouco conhecido é que eles podem até ser conectados a tomadas padrão de 120 V (nível 1). A tecnologia de carregamento não é diferente de carregar seu iphone.
No entanto, a maioria dos proprietários de veículos elétricos prefere sistemas de carregamento de 240 V, que podem carregar os veículos mais rapidamente. Finalmente, uma nova geração de estações de carregamento rápido DC de alta potência também está sendo construída.
As taxas de carregamento para cada um são as seguintes:
- Plug-in de 120 V: lento
- Plug-in de 240 V: 10-20 milhas de alcance por hora
- Estação de carregamento rápido: 60 milhas de alcance por 20 minutos
Procurando uma estação de carregamento perto de você? Verifique seus aplicativos EV ou o mapa da estação de carregamento do Data Center de Combustíveis Alternativos.
Mito: A fabricação de baterias torna os VEs piores para as mudanças climáticas do que os veículos movidos a gás
Fato: Para veículos novos, isso é verdade. No entanto, a vida útil de um veículo médio é superior a dez anos. As emissões ao longo da vida para EVs são muito mais baixas.
Embora a comparação precisa dependa do modelo do carro e da vida útil de cada tipo de carro, das emissões de carga e muito mais. Em geral, porém, um EV com alcance de 300 milhas tem cerca de um terço a menos de emissões ao longo de sua vida útil do que um carro convencional em média – mesmo com a mistura de energia elétrica atual.
Mito: Carros elétricos são perigosos de dirigir.
Fato: Todos os fabricantes são obrigados a atender a altos padrões de segurança. Os padrões entre veículos elétricos e veículos convencionais não são diferentes nos EUA.
As baterias EV também passam por testes intensos para atender aos padrões de segurança para evitar curtos-circuitos de água ou outros fatores. As baterias automotivas são projetadas para detectar riscos e desligar automaticamente para evitar colisões e curtos-circuitos.