Tem algo mais irritante do que um eletrodoméstico da sua casa estragar? Difícil, não é mesmo? Quando isso acontece, a rotina de todos os moradores é prejudicada. Isso sem contar a dor de cabeça que é pensar no prejuízo financeiro que o reparo representa.
Nessas situações, sempre é sábio ter peças sobressalentes para fazer pequenos reparos, como ter um kit instalação para fogão reserva ou o filtro da sua máquina de lavar. Entretanto, é igualmente importante também saber como cuidar dos eletrodomésticos, aumentando assim sua vida útil. No texto abaixo, entenda melhor a importância de fazer a manutenção preventiva e verificar regularmente os componentes dos aparelhos da sua casa.
Os benefícios da manutenção preventiva
A manutenção preventiva trata-se daquelas ações que você adota justamente para prevenir a quebra dos aparelhos da sua casa. A longo prazo, esse cuidado proporciona diversos benefícios para o usuário.
Um deles é a extensão da vida útil dos aparelhos. Com a manutenção desses equipamentos, você se certifica de que as peças e componentes deles estão funcionando corretamente. Isso diminui o desgaste prematuro e faz com que o eletrodoméstico fique apto para funcionar bem por mais tempo.
A manutenção preventiva também ajuda a garantir maior segurança ao manusear esses aparelhos. Um aparelho sem manutenção tem maiores chances de ter um curto-circuito ou vazamento de água ou gás, algo que pode colocar em risco a integridade do usuário.
Por fim, não se deve esquecer da economia — a curto e longo prazo. Um aparelho bem-cuidado e conservado tem melhor eficiência energética, consumindo menos energia e tornando a conta de luz mais barata. Além disso, o cuidado preventivo previne quebras, promovendo a economia com reparos e também trocas precoces.
Como realizar a manutenção preventiva nos seus eletrodomésticos?
Nesse ponto, é importante ter em mente que cada eletrodoméstico tem suas particularidades e seus cuidados próprios. Mesmo assim, o usuário pode adotar uma série de cuidados gerais que garantem a manutenção preventiva dos aparelhos da sua casa, conseguindo aproveitar os benefícios citados anteriormente. A seguir, entenda o que pode ser feito para preservar os principais eletrodomésticos de sua residência.
Geladeira
A geladeira é um dos eletrodomésticos que mais necessita de atenção e cuidados, uma vez que funciona continuamente — o que, naturalmente, acelera o seu desgaste. Para fazer a manutenção, é importante desligar o aparelho para realizar o processo.
Comece com a limpeza das bobinas do condensador (que é aquela grade que fica na parte de trás do aparelho). No interior da geladeira, faça a higiene regular, removendo os resíduos acumulados de comida nas prateleiras. Cheque o estado das borrachas de vedação das portas e também se o termostato está devidamente regulado.
Forno e micro-ondas
A gordura é considerada uma grande “inimiga” do forno e do micro-ondas, sendo que pode interferir no bom funcionamento desses aparelhos. Regularmente, retire o excesso de gordura acumulado, sobretudo no interior deles. No caso do micro-ondas, lembre-se de não utilizar utensílios metálicos e pontiagudos em seu interior, uma vez que isso pode danificar o eletrodoméstico e até mesmo causar incêndios.
Já para o forno, é preciso fazer uma verificação periódica das borrachas de vedação — se perceber que elas estão desgastadas, é melhor chamar um profissional para substituí-las. Assim como é preciso fazer a limpeza das “bocas” do fogão, também é importante desobstruir os queimadores do forno, garantindo a distribuição adequada do calor.
Lava-louças
Se você tiver uma máquina lava-louças na sua cozinha, é preciso ter atenção em relação à limpeza de sua parte interna. Deve-se sempre remover os restos de alimentos que, naturalmente, acumulam-se no filtro com o passar do tempo. Desse modo, evita-se o entupimento dos componentes.
Aproveite a limpeza para higienizar os braços aspersores. Para auxiliá-lo nessa tarefa, é recomendado fazer um ciclo de limpeza para eliminação desses resíduos, utilizando detergente neutro. Assim, o aparelho fica higienizado e consegue fazer a lavagem de forma eficiente por mais tempo.
Máquina de lavar
Grande aliada no dia a dia, a máquina de lavar necessita de cuidados regulares para continuar facilitando a vida dos moradores. Um dos segredos para manter o seu bom funcionamento é verificar, periodicamente, o estado das mangueiras, checando se há vazamentos. Também é fundamental fazer a limpeza do filtro regularmente, garantindo assim o seu bom funcionamento.
Outra indicação dos especialistas no assunto é realizar ciclos de autolimpeza na máquina. Esse processo é ideal para remover resíduos acumulados de sabão, de modo que a durabilidade do eletrodoméstico possa ser estendida.