Facebook Twitter RSS

Notícias - Mercado

Pesquisa:

mostrando de 0 a 25 de 3872 encontrados



21/03/2021 - Agronegócio

CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO AGRO BRASILEIRO

Pode-se aceitar que a inovação tecnológica nos cenários diversificados das culturas, criações, recursos naturais, entendidos como solo, água, fauna e flora, produtores e empresas rurais, é testada, na prática, em milhões de hectares de terras, que fazem parte dos processos produtivos, desde as ofertas regulares de grãos, cereais, oleaginosas e fibras, bem como abrangendo ainda a fruticultura, olericultura, bovinocultura de leite e corte, suinocultura, avicultura, e o segmento agroflorestal!


14/03/2021 - Agronegócio

CARNE BOVINA ABASTECE O MUNDO*

O Brasil ocupa o 2º lugar na oferta mundial de carne bovina, e o 1º lugar como exportador; o rebanho bovino mundial abrange 1,28 bilhão de cabeças, com uma oferta de carne bovina de 60,3 milhões de toneladas (TEC) em 2020, e estimativa de 61,2 milhões de toneladas em 2021 (Seapa/USDA).
Segundo o Relatório 2020 da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), essa entidade reúne 32 empresas associadas, com 146 estabelecimentos em 121 municípios brasileiros, e faturamento bruto de R$ 618,50 bilhões, a preços correntes de 2019, incluindo insumos, sanidade animal, genética, serviços, exportações e vendas internas.


05/03/2021 - Agronegócio

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NA AGRICULTURA*

Aquele ?plantar? a semente presumiria um ato deliberado da inteligência humana ao exercitar a experiência do erro e do acerto, ainda que rudimentar, mas que mudaria também suas relações sinérgicas com os recursos naturais


13/02/2021 - Agronegócio

O DESEMPENHO DO AGRO MINEIRO EM 2020

É natural que, nos caminhos da comercialização por vias internas e externas, o consumidor final, onde viver, pague todos os custos adicionais agregados às mercadorias, e não seria diferente com os produtos agropecuários in natura e processados; contudo, dentro da porteira, o ônus e o bônus são exclusivamente de quem planta e cria.


12/01/2021 - Agronegócio

RESUMINDO DADOS E CENÁRIOS DO AGRO BRASILEIRO*

Segundo o Censo Agropecuário de 2017, o Brasil reúne 5,073 milhões de estabelecimentos agropecuários, que ocupam uma área total de 351,2 milhões de hectares ou 41,2% do território nacional de 851 milhões de hectares; e os estabelecimentos entre 0 a 100 hectares abrangem 87,55% do total recenseado; isolando somente os de área entre 0 a 10 hectares o percentual deles atinge 50,91%. Mas, apenas 10 hectares com olericultura exigem muita tecnologia diversificada ao longo do ano, e se houver rotação de culturas olerícolas e ofertas para os mercados!


24/12/2020 - Agronegócio

MERCADOS E TECNOLOGIAS EXPLICAM O AGRO BRASILEIRO

Por sua dimensão continental, vocações regionais, climas e solos diversos, acesso às tecnologias geradas pela pesquisa agropecuária, entre outras condicionantes, que convergem para os ganhos de produção, produtividade e qualidade nas culturas e criações, o Brasil pode plantar e criar o ano todo, dando um ?Norte? para todos os produtores e empresários rurais; os mercados interno e externo, igualmente cenários das crescentes pressões cerca da sustentabilidade dos recursos naturais.


22/11/2020 - Agronegócio

DESEMPENHO DO AGRO MINEIRO*

Apesar das restrições impostas pela pandemia ao atingir as economias mundiais numa perspectiva de tempo, e na espera das conquistas científicas no campo e das vacinas imunizantes, bem como aliadas às outras boas práticas recomendadas pela saúde pública, a oferta de alimentos de origem animal e vegetal, bioenergia, biomassa, produtos de base florestal, entre outros, continua sendo tracionada pelos mercados, exigindo também a disponibilidade de insumos agrícolas, pecuários e florestais, que se associam às artes de produzir.


11/11/2020 - Agronegócio

INOVAÇÕES NAS PAISAGENS RURAIS

O fator urbanização, resultante de múltiplas causas associadas, é um processo irreversível nos países em desenvolvimento e desenvolvidos, podendo, contudo, perder força num horizonte de tempo, embora a tese de um presumível retorno em massa para o campo não tenha nenhuma sustentação demográfica e nem científica. Não há como segurar quem não quer ficar!


20/10/2020 - Agronegócio

COMPLEXIDADES E DEMANDAS DO AGRO BRASILEIRO

O Brasil, com seus 851 milhões de hectares de área total, ocupa o 5º lugar entre os maiores países do mundo e reconhecidamente diversificado na agricultura, cafeicultura, pecuária, fruticultura, horticultura, cobertura vegetal primária, plantada, sistemas florestais, solos, recursos hídricos, climas, muita luminosidade, umidade e calor. Um cenário dessa magnitude e complexidades exige eficiente controle sistemático das pragas e doenças, que atacam as plantas alimentares num conjunto de outros tratos culturais e tecnologias!


10/09/2020 - Agronegócio

REFLORESTAR GERA NEGÓCIOS, RENDA E SUSTENTABILIDADE

Segundo o Relatório do Instituto Brasileiro de Árvores, 2019/Ibá, a área com florestas plantadas no Brasil é da ordem de 7,83 milhões de hectares, apenas 0,91% do território brasileiro, portanto, qualquer tese de que os eucaliptos estariam avançando sobre as terras agrícolas resulta da desinformação deliberada, e à falta de uma análise fundamentada em fatos e não hipóteses de setores que desconhecem as coisas do campo na sua complexidade de demandas e ofertas para abastecer regularmente, exportar, e obter preciosas divisas externas.


21/08/2020 - Agronegócio

CRESCE O VALOR BRUTO DA PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA

O agronegócio está sendo tracionado pelos mercados, adoção de tecnologias nas culturas e criações, taxas de câmbio favoráveis, consumo interno estimulado pelo preventivo armazenamento doméstico de alimentos, e consequente também das ajudas financeiras bilionárias decididas pelo governo federal, beneficiando milhões de brasileiros no campo e nas cidades, apesar dessa pandemia, desafiadora!


08/08/2020 - Agronegócio

OS SALDOS NAS EXPORTAÇÕES DO AGRO BRASILEIRO

O agronegócio brasileiro abastece os mercados regionais por vias internas e exporta os excedentes gerando no conjunto milhões de empregos diretos e indiretos nos cenários rurais e urbanos, mobilizando diuturnamente sistemas de transportes, distribuição e consumo, exigindo inovações tecnológicas, compartilhando saberes e experiências sistêmicas.


24/07/2020 - Agronegócio

DESEMPENHO HISTÓRICO DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO

O agronegócio brasileiro resulta de um continuado e eficiente esforço coletivo que abrange décadas consecutivas de políticas públicas, programas e projetos governamentais e privados, bem como da pesquisa agropecuária acessada pelos produtores e empresários rurais, uso de insumos modernos, mercados atraentes, lucratividade para quem planta e cria, abastece e exporta. Essa é a lógica fundamentada!


09/07/2020 - Agronegócio

O AGRONEGÓCIO EXIGE MERCADOS E TECNOLOGIAS*

Continua sendo uma visão distorcida e alimentada que o agronegócio seria um amplo conjunto de atividades produtivas, de domínio apenas de grandes produtores e empresários rurais no território brasileiro, embora atuantes e indispensáveis na economia agrícola.


14/06/2020 - Agronegócio

AGROPECUÁRIA BRASILEIRA EM NÚMEROS

O agronegócio tem sido uma verdadeira ?âncora verde? da economia brasileira. Ganhou mais força e sinergia depois da metade da década de 1970 abastecendo o mercado interno, demandando e adotando inovações tecnológicas geradas pela pesquisa agropecuária, e exportando para mais de 180 países, que são exigentes quanto à qualidade dos alimentos, agora mais atentos à sustentabilidade dos recursos naturais.


23/05/2020 - Agronegócio

UMA BREVE HISTÓRIA DA ECONOMIA LEITEIRA

No Brasil, a origem do leite para consumo humano e utilização nas indústrias está relacionada com a introdução do gado europeu por Martim Afonso de Souza (32 cabeças em 1532) na Capitania de São Vicente (SP), durante o período colonial. O processo de pasteurização (Pasteur-1864) foi sugerido para ser usado no tratamento do leite em 1886 pelo químico e microbiologista alemão Franz von Soxhlet.


18/05/2020 - Agronegócio

HORTICULTURA MOBILIZA O AGRO MINEIRO

Em 2018, apenas na comercialização de atacado nas centrais de abastecimento do País (Ceasas) os produtos mais movimentados foram: 4,08 milhões de t de tomate; 3,84 milhões de t de batata; 776 mil t de batata doce (2017); 120,9 mil t de alho; e 1,62 milhão de toneladas de cebola.
No conjunto, a horticultura gera 7 milhões de ocupações diretas em 2,6 milhões de hectares cultivados nos estados produtores.


06/05/2020 - Agronegócio

NA CRISE, TESTAMOS A RESILIÊNCIA

A agricultura brasileira terá lições importantes a tirar da crise. Como grande provedor de alimentos, será importante responder aos anseios de países importadores, que buscarão mais segurança e, quando possível, autossuficiência.


03/05/2020 - Agronegócio

A DINÂMICA DA FRUTICULTURA MINEIRA

O Brasil é o 3º maior produtor de frutas do mundo, com 2,5 milhões de hectares cultivados, ofertando 43,8 milhões de toneladas de frutas em 2018 e gerando 6 milhões de empregos diretos nas regiões frutícolas.


26/04/2020 - Agronegócio

O FUTURO DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO

Poder-se-ia aceitar, embora haja sempre o controverso, que o futuro do agronegócio estaria ligado umbilicalmente ao futuro do socioeconômico do Brasil e, via exportações, ao futuro do mundo.


13/04/2020 - Agronegócio

O SISTEMA ALIMENTAR QUE EMERGIRÁ DA CRISE

É preciso que se compreenda que resiliência diante de situações críticas como a atual pandemia é altamente dependente da existência e da funcionalidade de sistemas de inteligência estratégica, capazes de sistematicamente antecipar futuros possíveis e orientar resposta e adaptação às crises e aos desafios imprevistos, quando surjam.


31/03/2020 - Agronegócio

OS CENÁRIOS DA APICULTURA MINEIRA

Segundo estudos e pesquisas, o hábito de consumir mel vem de longo tempo na história da humanidade. Os registros mais antigos datam de 8 mil anos a.C., considerando-se as pinturas rupestres encontradas no sítio arqueológico de Cuevas de Las Arañas, na Espanha, que representam o mel como alimento; e os primeiros registros sobre abelhas fossilizadas datam 42 milhões de anos na Terra, segundo os paleoentomologistas, ramo que faz parte da Ciência que estuda os insetos (Entomologia).


24/03/2020 - Agronegócio

O AGRONEGÓCIO PRODUZ, ABASTECE E EXPORTA, MESMO EM TEMPOS DE CRISE

Faz-se necessário também adotar a prática da mobilidade estratégica de milhares de prestadores de serviços, que passa pelo acesso aos produtos básicos disponíveis, e às tecnologias indispensáveis à sociedade nessa conjuntura desafiadora numa corrida contra o tempo e o corona vírus atuante nesse país continental; e que todos permaneçam atentos às orientações da classe médica, e dos governos!


20/03/2020 - Agronegócio

GESTÃO PARA BONS RESULTADOS NO CAMPO

Nos processos de mudanças não basta somente gerar a inovação; é preciso constante sintonia com os mercados; logísticas eficientes, escalas de ofertas; capacidade de inovar; lucratividade na gestão para bons resultados em níveis de estabelecimentos agropecuários e empresas rurais.


04/03/2020 - Agronegócio

O CAMPO NA PONTA DOS DEDOS

O processo de difusão de inovações no campo, que abrange as culturas, criações e os recursos naturais, requer permanente acesso à pesquisa agrossilvipecuária, gestão para resultados, e fina sintonia com os mercados interno e externo.


página 1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 - 8 - 9 - 10 - 11 - 12 - 13 - 14 - 15 - 16 - 17 - 18 - 19 - 20 - 21 - 22 - 23 - 24 - 25 - 26 - 27 - 28 - 29 - 30 - 31 - 32 - 33 - 34 - 35 - 36 - 37 - 38 - 39 - 40 - 41 - 42 - 43 - 44 - 45 - 46 - 47 - 48 - 49 - 50 - 51 - 52 - 53 - 54 - 55 - 56 - 57 - 58 - 59 - 60 - 61 - 62 - 63 - 64 - 65 - 66 - 67 - 68 - 69 - 70 - 71 - 72 - 73 - 74 - 75 - 76 - 77 - 78 - 79 - 80 - 81 - 82 - 83 - 84 - 85 - 86 - 87 - 88 - 89 - 90 - 91 - 92 - 93 - 94 - 95 - 96 - 97 - 98 - 99 - 100 - 101 - 102 - 103 - 104 - 105 - 106 - 107 - 108 - 109 - 110 - 111 - 112 - 113 - 114 - 115 - 116 - 117 - 118 - 119 - 120 - 121 - 122 - 123 - 124 - 125 - 126 - 127 - 128 - 129 - 130 - 131 - 132 - 133 - 134 - 135 - 136 - 137 - 138 - 139 - 140 - 141 - 142 - 143 - 144 - 145 - 146 - 147 - 148 - 149 - 150 - 151 - 152 - 153 - 154 - 155

Novidades do Site


Quer divulgar sua empresa ou está buscando uma empresa florestal?

As mais lidas


Pensamento

A melhor maneira de realizar os seus sonhos é acordar.
Paul Valéry

Vídeo

Bureau de Inteligência

Análise Conjuntural
Editais
Produções Técnicas

Patentes
Cartilha Florestal
Legislação



Publicidade

Mercado

Cotações
Câmbio
Mapa Empresarial


Enquete

Do ponto de vista técnico e operacional, qual é a melhor unidade para comercialização da madeira para carvão?

volume de madeira sólida (metro cúbico)
tonelada de madeira
metro estéreo ou metro de lenha
unidade ou peças de madeira

Receba no seu email

Análise Conjuntural

Estudo e análise de especialista sobre o mercado de florestas.

Newsletter

Receba as novidades do setor de florestas no seu email.

Nuvem de Tags


1966723 visitas nesta página

Polo de Excelência em Florestas

Parceiros

AMS  |   ECOTECA DIGITAL  |   EMBRAPA FLORESTAS  |   EPAMIG  |   FAEMG  |   INTERSIND  |   LARF  |   MAIS FLORESTAS  |   MAPA  |   SEAPA  |   SEBRAE  |   SECTES  |   SEDE  |   SEMAD  |   SIF  |   UFLA  |   UFV  |   UFVJM  |   UNIFEMM  |  

Colaboradores

ACELERADORA DE  |   AGROBASE  |   AGROMUNDO  |   APABOR  |   BRACELPA  |   CIENTEC  |   FAPEMIG  |   FINEP  |   IEF  |   LATEKS  |   PAINEL FLORESTAL  |   TRATALIPTO  |   UFV JR. FLORESTAL  |  
Desenvolvido por Ronnan del Rey