Facebook Twitter RSS

Notícias

Pesquisa:

mostrando de 9675 a 9700 de 10394 encontrados



14/06/2009 - Meio Ambiente

Brasil Consome 260 Milhões de m³ de Matas Naturais

A demanda de madeira no Brasil é estimada em 350 milhões de metros cúbicos por ano e os plantios florestais conseguem suprir apenas 90 milhões de m³/ano, equivalentes à exploração de 600 mil hectares/ano. A diferença vem das florestas nativas.


14/06/2009 - Mercado de Carbono

ArcelorMittal é Pioneira do Setor no Comércio de Carbono

Os créditos são referentes a um projeto de recuperação de gases do efeito estufa provenientes dos processos de fabricação do aço na unidade Aciaria. Os gases são reaproveitados em quatro usinas termelétricas da ArcelorMittal Tubarão, que possuem capacidade instalada de 286 MW de geração de energia elétrica. .


12/06/2009 - Produtos Florestais Madeireiros

Moveleiros Apontam Madeira Teca Como um Diferencial no Mercado

José Adalberto Murta, proprietário da Móveis Murta e vice-presidente do Sindimóvel, também começou a produzir móveis em teca recentemente. As peças expostas no encontro de negócios são as primeiras produzidas pela indústria. A decisão de produzir móveis em teca foi tomada por cerca de 30 empresas do sindicato, que se uniram e também vão plantar a teca. “A madeira está acabando, então a única saída que temos é produzir teca, pois a árvore cresce rapidamente”, explica. Para Murta, a teca é uma madeira fácil de trabalhar. “É uma madeira muito boa, o lixamento e o acabamento são fáceis de fazer e ficam uma beleza”, comemora.


12/06/2009 - Mercado de Carbono

País Rico Deve Cortar CO2 em 40% Até 2020

Enquanto o mundo patina na tentativa de fechar o novo acordo do clima, ONGs mostram um caminho possível para evitar uma mudança climática catastrófica: os países industrializados precisam reduzir suas emissões de gases de efeito estufa em 40% até 2020 - em relação às emissões de 1990.


12/06/2009 - Meio Ambiente

Empresas com Boas Práticas Ambientais Poderão ser Favorecidas em Licitações Públicas

As empresas que adotam práticas ambientalmente sustentáveis poderão utilizar a certificação correspondente para se beneficiar em licitações públicas. A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) reúne-se na próxima terça-feira (9), a partir das 11h30, para deliberar sobre o projeto de lei (PLS 366/08) que inclui essa certificação entre os critérios de desempate em licitações públicas.


10/06/2009 - Análise Conjuntural

COMPORTAMENTO DOS PREÇOS DE PRODUTOS FLORESTAIS

A crise financeira internacional provocou queda nos preços de vários produtos florestais nos últimos meses, como pode ser verificado na análise a seguir. Assim, parece que as políticas adotadas pelas autoridades do Brasil e do exterior ainda não surtiram efeitos positivos no setor florestal nacional.


10/06/2009 - Meio Ambiente

Governo Entra com 75 Novas Ações na Justiça Contra Desmatadores da Amazônia

O Ministério do Meio Ambiente vai ajuizar 75 novas ações contra desmatadores e madeireiros ilegais da Amazônia, responsáveis pelo desmate de 80 mil hectares de floresta e pelo comércio ilegal de mais de 58 mil metros cúbicos (m³) de madeira, o equivalente a três mil caminhões.


10/06/2009 - Política e Legislação

Abimóvel Entra em Acordo com Governo Argentino

Após quatro rodadas de negociações com a Argentina em busca de uma solução para a retomada do fluxo do comércio bilateral e das barreiras argentinas contra os produtos brasileiros, os empresários dos dois países se reuniram quinta-feira, (4/6), em Buenos Aires e conseguiram fechar um acordo para a retomada das exportações.


10/06/2009 - Política e Legislação

China Compra mais Celulose do Brasil

Nos últimos dois meses, a China pulou do terceiro para o primeiro lugar na lista de compradores da celulose nacional, superando a Europa e os Estados Unidos. Os executivos do setor ainda não sabem se o movimento é definitivo ou reflexo de ajustes de curto prazo, mas por ora é isso que está segurando as vendas externas brasileiras.


10/06/2009 - Mercado de Carbono

Brasil Pode Perder o Bonde do Carbono

O sucesso de qualquer estratégia de desenvolvimento em países emergentes será cada vez mais dependente do aproveitamento das vantagens competitivas induzidas pelo imperativo de descarbonização das economias. Perderão esse bonde os países que descuidarem da capacitação científico-tecnológica voltada ao abatimento de emissões de gases estufa. Por isso, é imprescindível que o Brasil ao menos já conheça a distribuição espacial e setorial de seu potencial de abatimento. O que, infelizmente, está muito longe de acontecer


10/06/2009 - Clima

ONGs Fazem Proposta Para Clima que Reduz Emissões de Emergentes

Uma proposta de acordo climático lançada ontem, em Bonn, na Alemanha, prevê cortes drásticas de emissões para os países ricos, cortes também para países em desenvolvimento e recursos para que eles consigam se adaptar às mudanças provocadas pelo aquecimento global e reduções. Todos têm que entrar na dança, segundo o documento de 160 páginas que contempla propostas de vários países, mas não é assinado por nenhum deles - os autores são uma inédita coalizão de organizações não-governamentais com estudiosos do assunto e alguns cientistas.


10/06/2009 - Meio Ambiente

Certificação Ambiental, Uma Estratégia para a Conservação da Amazônia

O processo de ocupação econômica da Amazônia tem produzido sérios problemas sociais, econômicos e ambientais. O dano mais visível é o desflorestamento que ameaça os alicerces que mantém o equilíbrio das funções sócio-econômicas e ambientais na região.


09/06/2009 - Política e Legislação

Minc Vai Pedir Vetos de Artigos da Lei de Regularização Fundiária

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, anunciou nesta segunda-feira (8) que, ainda esta semana, reunirá os ministros e parlamentares para fechar posição em torno do pedido para que o presidente Lula vete os artigos que desfiguraram a MP 458, transformada em Lei com vários artigos modificados pela Câmara e aprovados pelo Senado.


09/06/2009 - Meio Ambiente

INPE Detecta Redução no Desmatamento da Amazonia

O desmatamento na Amazônia entre fevereiro e abril deste ano foi de pelo menos 197 km² de florestas, de acordo com relatório do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).


08/06/2009 - Meio Ambiente

INPE Detecta Diminuição do Ritmo de Desmatamento

O desmatamento na Amazônia entre fevereiro e abril deste ano foi de pelo menos 197 km² de florestas, de acordo com relatório do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). No entanto, por causa da alta cobertura de nuvens na região no período, representatividade da análise é reduzida


08/06/2009 - Meio Ambiente

Governo Vai Licitar Mais uma Floresta Pública e Espera Arrecadar R$ 7 Milhões por Ano

O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) lançou o edital para concessão de três lotes da Floresta Nacional (Flona) Sacará-Taquera, no Pará. A área total de 140 mil hectares – um terço da unidade de conservação – poderá ser explorada para retirada de madeira, atividades extrativistas e abertura para visitação turística.


08/06/2009 - Meio Ambiente

ONGs atacam legislação ambiental

A atual tentativa de "desmonte" da legislação ambiental brasileira não permite a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, comerado nesta sexta-feira (5). A opinião é de 23 entidades ambientais de peso. Em nota divulgada ontem, elas afirmam que este é um momento de preocupação e pesar.


08/06/2009 - Meio Ambiente

Combater Desmatamento é Mais Eficiente que Sequestro de Carbono

Uma nova pesquisa do Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas (UNEP) revelou o que alguns ambientalistas já vinham dizendo por algum tempo: Parar com o desmatamento, restaurar áreas e solos orgânicos e praticar técnicas agrícolas mais sustentáveis, são maneiras mais promissórias de se combater as mudanças climáticas. Isso sem contar que também são mais baratas do que investir bilhões de dólares em seqüestro de carbono e no armazenamento em usinas de energia.


08/06/2009 - Política e Legislação

Câmara Federal Aprova Fundo Nacional de Mudanças do Clima

A proposta que prevê a criação de um Fundo Nacional de Mudanças do clima foi aprovado esta semana na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, CMADS.


08/06/2009 - Florestas Plantadas

Embrapa Florestas Quer Aumentar Percentual de Biomassa na Matriz Energética Brasileira

No Brasil, 31,5% de toda a energia produzida são provenientes de biomassa, seja ela florestal ou gerada pela cana-de-açúcar. Nesse contexto, o desafio dos pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Florestas é elevar esse percentual. É o que defende o presidente do 1º Congresso Brasileiro de Florestas Energéticas e pesquisador, Antonio Francisco Bellote.


08/06/2009 - Política e Legislação

Código Ambiental Diminui Autonomia da União em Questões Ambientais

O presidente da Frente Parlamentar de Agropecuária, deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), apresentou esta semana, na Câmara dos Deputados, o texto que promete transformar toda a legislação ambiental brasileira em um só documento, já chamado pelos ruralistas – autores do projeto de lei – de Código Ambiental.


08/06/2009 - Política e Legislação

Argentina Restringe Compra de Móveis Brasileiros

O setor moveleiro argentino, respaldado pelo governo da presidente Cristina Kirchner, conseguiu impor aos empresários brasileiros uma redução de 35% nas exportações ao país vizinho, em relação ao volume vendido em 2008.


05/06/2009 - Política e Legislação

Marina Silva Pede Vetos à MP de Regularização de Terras Públicas da Amazônia

A aprovação da Medida Provisória 458, que trata da regularização fundiária de terras públicas da Amazônia Legal, foi considerada pela ex-ministra do Meio Ambiente senadora Marina Silva (PT-AC) como um “imenso retrocesso” à política ambiental do país.



05/06/2009 - Meio Ambiente

Brasil e China Lideram Investimentos Verdes

Relatório do Pnuma sugere que número de projetos em energia limpa quadriplicou desde 2004; ao todo foram injetados US$ 155 bilhões no setor em 2008, mais da metade do aplicado em energia tradicional.


04/06/2009 - Meio Ambiente

Desmatamento, não Produção, sim

Kátia Abreu

Proponho que o artigo 1º do novo Código Florestal seja explícito e taxativo: "Não será permitida nenhuma derrubada florestal em todo o território nacional, sendo garantida a preservação das matas ciliares (margens dos rios, córregos, nascentes e lagoas) nos limites fixados por laudos geológicos, contra os riscos de erosão e prejuízos aos aquíferos."


página 1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 - 8 - 9 - 10 - 11 - 12 - 13 - 14 - 15 - 16 - 17 - 18 - 19 - 20 - 21 - 22 - 23 - 24 - 25 - 26 - 27 - 28 - 29 - 30 - 31 - 32 - 33 - 34 - 35 - 36 - 37 - 38 - 39 - 40 - 41 - 42 - 43 - 44 - 45 - 46 - 47 - 48 - 49 - 50 - 51 - 52 - 53 - 54 - 55 - 56 - 57 - 58 - 59 - 60 - 61 - 62 - 63 - 64 - 65 - 66 - 67 - 68 - 69 - 70 - 71 - 72 - 73 - 74 - 75 - 76 - 77 - 78 - 79 - 80 - 81 - 82 - 83 - 84 - 85 - 86 - 87 - 88 - 89 - 90 - 91 - 92 - 93 - 94 - 95 - 96 - 97 - 98 - 99 - 100 - 101 - 102 - 103 - 104 - 105 - 106 - 107 - 108 - 109 - 110 - 111 - 112 - 113 - 114 - 115 - 116 - 117 - 118 - 119 - 120 - 121 - 122 - 123 - 124 - 125 - 126 - 127 - 128 - 129 - 130 - 131 - 132 - 133 - 134 - 135 - 136 - 137 - 138 - 139 - 140 - 141 - 142 - 143 - 144 - 145 - 146 - 147 - 148 - 149 - 150 - 151 - 152 - 153 - 154 - 155 - 156 - 157 - 158 - 159 - 160 - 161 - 162 - 163 - 164 - 165 - 166 - 167 - 168 - 169 - 170 - 171 - 172 - 173 - 174 - 175 - 176 - 177 - 178 - 179 - 180 - 181 - 182 - 183 - 184 - 185 - 186 - 187 - 188 - 189 - 190 - 191 - 192 - 193 - 194 - 195 - 196 - 197 - 198 - 199 - 200 - 201 - 202 - 203 - 204 - 205 - 206 - 207 - 208 - 209 - 210 - 211 - 212 - 213 - 214 - 215 - 216 - 217 - 218 - 219 - 220 - 221 - 222 - 223 - 224 - 225 - 226 - 227 - 228 - 229 - 230 - 231 - 232 - 233 - 234 - 235 - 236 - 237 - 238 - 239 - 240 - 241 - 242 - 243 - 244 - 245 - 246 - 247 - 248 - 249 - 250 - 251 - 252 - 253 - 254 - 255 - 256 - 257 - 258 - 259 - 260 - 261 - 262 - 263 - 264 - 265 - 266 - 267 - 268 - 269 - 270 - 271 - 272 - 273 - 274 - 275 - 276 - 277 - 278 - 279 - 280 - 281 - 282 - 283 - 284 - 285 - 286 - 287 - 288 - 289 - 290 - 291 - 292 - 293 - 294 - 295 - 296 - 297 - 298 - 299 - 300 - 301 - 302 - 303 - 304 - 305 - 306 - 307 - 308 - 309 - 310 - 311 - 312 - 313 - 314 - 315 - 316 - 317 - 318 - 319 - 320 - 321 - 322 - 323 - 324 - 325 - 326 - 327 - 328 - 329 - 330 - 331 - 332 - 333 - 334 - 335 - 336 - 337 - 338 - 339 - 340 - 341 - 342 - 343 - 344 - 345 - 346 - 347 - 348 - 349 - 350 - 351 - 352 - 353 - 354 - 355 - 356 - 357 - 358 - 359 - 360 - 361 - 362 - 363 - 364 - 365 - 366 - 367 - 368 - 369 - 370 - 371 - 372 - 373 - 374 - 375 - 376 - 377 - 378 - 379 - 380 - 381 - 382 - 383 - 384 - 385 - 386 - 387 - 388 - 389 - 390 - 391 - 392 - 393 - 394 - 395 - 396 - 397 - 398 - 399 - 400 - 401 - 402 - 403 - 404 - 405 - 406 - 407 - 408 - 409 - 410 - 411 - 412 - 413 - 414 - 415 - 416

Novidades do Site


Quer divulgar sua empresa ou está buscando uma empresa florestal?

Pensamento

A melhor maneira de realizar os seus sonhos é acordar.
Paul Valéry

Vídeo

Bureau de Inteligência

Análise Conjuntural
Editais
Produções Técnicas

Patentes
Cartilha Florestal
Legislação



Publicidade

Mercado

Cotações
Câmbio
Mapa Empresarial


Enquete

Do ponto de vista técnico e operacional, qual é a melhor unidade para comercialização da madeira para celulose?

volume de madeira sólida (metro cúbico)
tonelada de madeira
metro estéreo ou metro de lenha
unidade ou peças de madeira

Receba no seu email

Análise Conjuntural

Estudo e análise de especialista sobre o mercado de florestas.

Newsletter

Receba as novidades do setor de florestas no seu email.

Nuvem de Tags


1208823 visitas nesta página

Polo de Excelência em Florestas

Parceiros

AMS  |   ECOTECA DIGITAL  |   EMBRAPA FLORESTAS  |   EPAMIG  |   FAEMG  |   INTERSIND  |   LARF  |   MAIS FLORESTAS  |   MAPA  |   SEAPA  |   SEBRAE  |   SECTES  |   SEDE  |   SEMAD  |   SIF  |   UFLA  |   UFV  |   UFVJM  |   UNIFEMM  |  

Colaboradores

ACELERADORA DE  |   AGROBASE  |   AGROMUNDO  |   APABOR  |   BRACELPA  |   CIENTEC  |   FAPEMIG  |   FINEP  |   IEF  |   LATEKS  |   PAINEL FLORESTAL  |   TRATALIPTO  |   UFV JR. FLORESTAL  |  
Desenvolvido por Ronnan del Rey