Avanço e Pesquisa
16/02/2016
Usos do eucalipto que sofreu danos pelos ventos
Tese de Doutorado apresentada à Universidade Federal de Viçosa, de autoria de Antônio José Vinha Zanúncio, relata a avaliação de clones de eucalipto danificados pelos ventos e a utilização de sua madeira na indústria florestal.
Foto reprodução
As espécies de eucalipto são conhecidas pela utilização de sua madeira em setores como o de produção de polpa celulósica, papel, energia, painéis, estruturas, movelaria, entre outros. Todavia, um dos fatores que pode influenciar na utilização da madeira de clones de eucalipto pela indústria florestal é a ação dos ventos. Ele é responsável por causar enormes danos em florestas naturais e plantadas no mundo inteiro.
A ação dos ventos causa um esforço na árvore, fazendo com que se criem propriedades indesejáveis na fabricação de polpa celulósica e no uso como madeira sólida, diminuindo o valor de mercado da madeira. Segundo a empresa Cenibra, o ano de 2010 foi marcado pela maior incidência de quebras de árvores pela ação do vento, com mais de 2.500 hectares quebrados.
O estudante de Doutorado do Departamento de Engenharia Florestal da UFV desenvolveu um estudo das características da madeira das espécies de
Eucalyptus grandis x Eucalyptus urophylla que estão relacionadas com danos pelos ventos
a fim de propor utilizações para esta madeira.
Os aspectos estudados foram as características da madeira dos clones e suas relações com os dados históricos de danos por ventos; a utilização da madeira quebrada por ventos para a fabricação de polpa celulósica e papel; o uso da madeira de eucalipto (2 anos de idade) tombadas por ventos e suas utilizações como madeira sólida e o potencial da madeira quebrada pelo vento para geração de energia.
Todos os assuntos estudados demonstraram que apesar dos clones de eucalipto sofrerem danos pelos ventos, como quebras, ainda é possível utilizar a madeira destas árvores em vários setores da indústria florestal, diminuindo assim os possíveis prejuízos financeiros.
Fonte: Sayonara Ribeiro - Polo de Excelência em Florestas
Publicidade
Comentário(s) (0)
CIFlorestas disse:
13/04/2021 às 19:14
Nenhum comentário enviado até o momento.