A Suzano Papel e Celulose reforçou sua liderança nacional nos mercados de papéis de imprimir e escrever e papelcartão no ano passado e aproveitou o período de arrefecimento da demanda doméstica para crescer em exportações e ampliar a participação dos Estados Unidos e Europa nos negócios.
As exportações cresceram 4,1%, passando de 503,8 mil toneladas em 2008 para 524,4 mil toneladas em 2009. O crescimento mais expressivo ficou por conta do segmento de papelcartão, cujas exportações superaram em 17,7% os resultados do ano anterior, atingindo 101,9 mil toneladas.
O crescimento de vendas da Suzano para o mercado externo destaca-se em um ano em que o contexto global foi marcado pela redução dos patamares de demanda internacional, provocada pela desaceleração econômica observada desde setembro de 2008, especialmente na América do Norte e Europa, regiões que responderam por participações maiores nas exportações da Suzano.
A mesma desaceleração econômica atingiu também o Brasil, o que representou redução significativa por papel nos primeiros meses do ano, com sinais de recuperação verificados a partir de março de 2009. No mercado doméstico, as vendas da Suzano somaram comercializadas 591,3 mil toneladas em 2009, sendo 449,5 mil toneladas de papel para imprimir e escrever e 141,8 mil toneladas de papelcartão. No total, as vendas de papel da Suzano em 2009 somaram 1,1 milhão de toneladas e geraram receita líquida de R$ 2,3 bilhões no ano.
"Aproveitamos o ano passado para nos aproximar de nossos clientes com produtos inovadores e certificados FSC e excelência em serviços e suporte técnico", explica Carlos Anibal de Almeida, Diretor Executivo da Unidade de Negócio Papel da Suzano. Para tanto, a empresa lançou sete novos produtos, entre eles, fez seu primeiro lançamento mundial no segmento de papelcartão, com a linha TP White, e automatizou seus terminais marítimos no exterior com o objetivo de integrar as áreas de negócios da empresa aos operadores logísticos, garantindo melhor desempenho.