O gênero Eucalyptus envolve aproximadamente 700 espécies conhecidas, sendo a maioria originada da Austrália e apresenta grande importância no setor florestal em todo o mundo, devido à sua alta variabilidade genética e adaptabilidade a diferentes regiões.
As espécies florestais, como qualquer outra cultura, estão sujeitas a vários fatores ecológicos que, direta ou indiretamente, podem interferir no desenvolvimento das arvores - um deles são as plantas daninhas. Então, o sucesso da implantação, crescimento, produtividade e manutenção dos povoamentos florestais está relacionado com a adequado manejo das plantas daninhas.
Nesse aspecto, a alta eficiência e, principalmente a economicidade do controle químico das plantas daninhas, tornou o uso de herbicidas prática indispensável.
Devem ser levados em conta aspectos econômicos e a sustentabilidade do sistema agrícola o que demanda uma sólida formação de profissionais qualificados nesta área da ciência.
Promovido pela SIF – Sociedade de Investigações Florestais e a pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), será realizado no dia 21 de maio de 2015, em Viçosa – Minas Gerais, o Workshop sobre Manejo de Plantas Daninhas em Eucalipto.
O evento conta com apoio da Associação Mineira de Silvicultura, Painel Florestal e Revista da Madeira.