Foi realizada na ultima segunda-feira (10/12), em Brasília, a primeira reunião da Câmara Técnica Especializada para a formulação da Política Nacional de Florestas Plantadas. O grupo, criado por portaria da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR), tem a coordenação do chefe geral da Embrapa Florestas, Helton Damin da Silva.
Ao abrir a reunião, o ministro Moreira Franco ressaltou a importância de o Brasil ter uma política de florestas plantadas. “As condições competitivas do País são extremamente favoráveis. Todos os relatórios e técnicos e técnicos afirmam isso. Temos que saber o que queremos, mobilizar recursos financeiros, trabalhar com indicadores e ter metas e foco”, disse.
Ainda segundo o ministro, é fundamental que a proposta a ser apresentada ao governo seja a melhor. “Temos a responsabilidade de trabalhar com a realidade, de indicar caminhos que sejam operacionais. Depositamos muita expectativa de que possamos ter, o mais breve possível, uma proposta, garantindo a sustentabilidade necessária para que nosso crescimento junte a possibilidade de incluir, de crescer e de preservar”, declarou Moreira Franco.
A Câmara Técnica Especializada para a formulação da Política Nacional de Florestas Plantadas é composta por dez especialistas da SAE, da Embrapa, da Universidade Federal Rural da Amazônia, da Universidade Federal de Viçosa, da Suzano Papel e Celulose, da Ramires Reflorestamento e da Gerdau.