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03/05/2016

Qualidade e inovação preconizam liderança da Produquímica no mercado florestal

Com 50 anos de mercado completados em 2015, empresa está investindo no desenvolvimento de produtos para a área florestal...

Unidade fabril em Jacareí (SP).
Quem vê o produto no campo, aplicado na folha e no solo, provavelmente não imagina o que há por trás dele. Investimento em pequisa e desenvolvimento ajuda. Conhecimento de mercado com certeza contribui. Parcerias com instituições renomadas são importantíssimas.

Na Produquímica, tudo isso faz parte do processo que transforma matérias primas de altíssima qualidade em produtos que estão superando as expectativas de produtores rurais de toda a América Latina e, no caso das florestas plantadas, escrevendo um novo capítulo sobre nutrição.
 
Paulo Cau, diretor de negócios agrícolas, recebe clientes do setor florestal no escritório comercial em São Paulo (SP)
Paulo Cau, diretor de negócios agrícolas, recebe clientes do setor florestal no escritório comercial em São Paulo (SP)
 
Esse comportamento, atrelado ào rigoroso controle de qualidade, levou à obtenção de certificações e selos como ISO 9001, 14001, FAMIQS, DQS BPF, ISO 180001 e NSF Internacional. Uma outra certificação, do IBD, atestou que Sulfurgran, Produbor 10%, MIB 245, Kellus Iron, Kellus Cooper, KellusInox, KellusManganese, KellusZinc, ProfolNiCoMo, Quelato de Cobalto e Quelato de Níquel obedecem todas as normas para uso na produção orgânica.

Na contramão da crise

Com a abertura de capital, em 2007, e a chegada de Paulo César Cau, como diretor de negócios agrícolas, em 2009, a Produquímica viu o faturamento saltar de 307 milhões de reais por ano para R$ 1,2 bilhão, em 2014. Para 2016, a projeção é crescer 58%.

O ano também é o primeiro da parceria com a Compass Minerals, empresa centenária norte americana, com sede no Kansas, e forte presença na área agricola, industrial e pecuária. Desde o final do ano passado, a Compass possui 35% de participação sobre Produquímica.
Segundo o presidente Gerhard Schultz, a parceria permitirá acelerar ainda mais as iniciativas de crescimento e beneficiará a troca de conhecimentos entre as duas empresas.
 
Paulo Cau
Paulo Cau
 
Na contramão da crise, Paulo atribuiu o sucesso ao compromisso que tem com o resultado de seus produtos no campo. "Estamos muito próximos de nossos clientes. Inovamos mas não fazemos o produtor de cobaia. Testamos e aprimoramos nossos produtos antes de colocá-lo no mercado", ressaltou.

Hoje, o negócio agrícola, com foco em nutrição vegetal e animal, representa 75% do faturamento da Produquímica.

Nutrição Florestal

Com 50 anos de mercado completados em 2015, a Produquímica está investindo no desenvolvimento de produtos para a área florestal há cinco anos. Os resultados já começaram a aparecer.
 
Clientes florestais da Produquímica em visita à fábrica de Jacareí (SP)
Clientes florestais da Produquímica em visita à fábrica de Jacareí (SP)
 
A linha Polyblen e Sulfurgran B-max inovou o conceito de adubação de solo. Com aplicação em dose única, os nutrientes são liberados de acordo com a necessidade das árvores. Nitrogênio, fósforo, potássio, enxofre e micronutrientes são distribuidos de maneira uniforme, em uma única aplicação.

O gerente de negócios para floresta, Ercy Gomes, explica que além dos benefícios de crescimento e nutrição para a floresta, o conceito otimiza a mão de obra. "Se for aplicado em quantidade certa, só é necessária uma operação de adubação", ressalta.
 
Ercy Gomes
Ercy Gomes
 
Ercy comenta que novos produtos já estão em testes no Centro de Pesquisas Geraldo Shultz localizado em Iracemápolis, a 15 quilômetros de Piracicaba (SP).

"O produto de hoje nunca será onde queremos chegar. Sempre podemos melhorar e buscar novos resultados que aumentem - cada vez mais - a produtividade de nossos clientes", concluiu.


Fonte: PAINEL FLORESTAL



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