Avanço e Pesquisa
13/07/2016
QUAL A IMPORTÂNCIA DA CERTIFICAÇÃO FLORESTAL PARA O COMÉRCIO EXTERIOR?
Monografia apresentada como requisito para obtenção do titulo de especialista Gestão de Agronegócios da Universidade UNIPÓS ? União para o desenvolvimento da Pós-graduação. UNIC.
Reprodução Google
Os constantes desmatamentos ocorridos no planeta fizeram surgir pressões de organismos nacionais e internacionais no sentido de minimizar este impacto e promover formas racionais de exploração florestal. Uma das formas encontradas foi incentivar e premiar os empreendimentos que executassem o “bom manejo”, caracterizado pelas práticas de manejo mais adequadas para determinada unidade florestal, dando origem, à certificação florestal.
Em paralelo a estes acontecimentos, verificou-se que tem havido uma corrida das empresas no sentido de assumir posturas socialmente responsáveis. Dentre estas, pode-se destacar a crescente preocupação com o meio ambiente, saúde e segurança de seus trabalhadores, bem como a sua responsabilidade social e ética perante a comunidade em que se inserem.
Desta forma, a certificação florestal constitui-se numa garantia que o produto é proveniente de uma floresta ou plantação florestal que foi manejada de acordo com critérios ambientais e sociais. Atender a estes critérios pode se tornar um diferencial de mercado para muitas empresas. Adicionalmente, pode contribuir para o fortalecimento de sua imagem e se tornar um mecanismo para melhorar suas relações com as diversas partes interessadas do seu campo organizacional.
A certificação da operação florestal funciona a partir de uma avaliação dos aspectos ambientais, sociais e econômicos do manejo florestal, descritos nos princípios e 7 critérios do FSC. Quando a operação florestal atende a esses princípios e critérios, está apta a receber um certificado e tem o direito de usar o selo do FSC.
A certificação pode, portanto, ser categorizada como um instrumento econômico de benefício ambiental, uma vez que incorpora a existência de um estímulo financeiro, a possibilidade de ação voluntária e a intenção de manter ou conseguir melhorias na qualidade ambiental, através de sua aplicação.
Assim, é notável que a certificação florestal principalmente aqui no Brasil, é muito bem vinda em se tratando de comércio exterior, uma vez que se percebe um crescimento econômico nesse setor para o nosso país. É o que aponta o estudo realizado pela pesquisadora Mara Cristina Santos Leite, sob orientação da Professora Antônia Gedy Simões Pires, da UNIPÓS, Mato Grosso.
Fonte: Mariana Barbosa - Polo de Excelência em Florestas
Publicidade
Comentário(s) (0)
CIFlorestas disse:
15/01/2021 às 14:09
Nenhum comentário enviado até o momento.