Empresários alagoanos vinculados ao Arranjo Produtivo Local (APL) Móveis de Maceió e Entorno participaram, na tarde desta terça-feira (27), de uma rodada de negociações com investidores italianos que estão fazendo parte do I Seminário e Encontro de Oportunidades Brasil e Itália. O encontro aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea).
A rodada de negócios tinha como objetivo aproximar os empresários internacionais dos produtores locais para que então sejam firmadas possíveis parcerias comerciais entre eles. Nas reuniões, foram discutidas as possibilidades de importar produtos italianos e de exportar os brasileiros.
Para Cléa Carvalho, gestora do APL Móveis de Maceió e Entorno, a participação local em rodadas de negociações internacionais é uma grande oportunidade para os produtores de móveis alagoanos. Dentre os segmentos abordados, estavam os estofados e os móveis decorativos.
“Encontros como esse só confirmam aquilo que já temos conhecimento, que é o potencial e a qualidade comercial dos nossos produtos e fabricantes. Essas relações com empresários internacionais consolidam ainda mais isso, e abrem novos leques de oportunidades para todos”, explica a gestora.
Manoel da Silva, um dos empresários ligados ao APL que participou do encontro, falou a respeito dos benefícios que essa parceria pode trazer para o mercado alagoano. “Os italianos são referência no que se diz respeito ao design de móveis, ao estilo e à moda. A possibilidade de firmar parcerias dessa amplitude nos deixam muito animados e confiantes”, declarou.
O APL Móveis de Maceió e Entorno faz parte do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), que é uma iniciativa coordenada pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), em parceria com a Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas e o Sebrae/AL.