Avanço e Pesquisa
01/04/2016
Práticas empresariais sustentáveis: por que implantar?
Monografia apresentada à universidade federal de Viçosa, de autoria de Thaína Ferreira lima, relata a importância e estratégias de adoção de práticas empresariais sustentáveis.
Reprodução/ilustração/internet
Atualmente, vive-se num mundo de degradação ambiental, uso indiscriminado de recursos naturais e desequilíbrio social, no qual se vê um culto ao consumismo e ao poder e um sistema público incapaz de atender às demandas sociais da população.
A estudante de graduação do Departamento de Engenharia Florestal da UFV desenvolveu um estudo que teve por objetivo pesquisar literaturas relacionadas com o tema sustentabilidade a fim de analisar criticamente o emprego desse termo pelas empresas, bem como relatar mudanças no processo produtivo de grandes corporações com o propósito de torná-lo menos degradante ao meio ambiente.
No estudo foram analisadas diversas cases dos setores de sustentabilidade em variadas companhias. Foram avaliadas e analisadas estratégias de redução do consumo de água, energia e matéria-prima que serviram como base e estímulo à adoção em diversos setores da economia. Conclui-se que a adoção de práticas sustentáveis reduz os custos em uma empresa, diminuindo os riscos e elevando, assim, sua receita final.
É importante ressaltar que ser sustentável não significa apenas reciclar o lixo, financiar projetos sociais ou diminuir o consumo de água a fim de atrair consumidores e, consequentemente, lucros. É preciso, primordialmente, mudar o pensamento e comportamento das pessoas envolvidas nesse processo. Somente com uma sociedade realmente preocupada e interessada em melhorar o ambiente em que vive é que a real sustentabilidade será alcançada.
Fonte: Mariana Barbosa - Polo de Excelência em Florestas
Publicidade
Comentário(s) (0)
CIFlorestas disse:
15/01/2021 às 15:09
Nenhum comentário enviado até o momento.