Facebook Twitter RSS

Notícia

Versão para impressão
A-
A+


23/11/2010

Papel não perde espaço para novas tecnologias

O papel continua tendo espaço e ganha forças a cada dia.

 Mesmo com o surgimento, a cada ano, de novas mídias digitais e muitas dúvidas sobre o consumo do papel, o que ficou entendido durante as discussões desta segunda-feira (22) no V Congresso Latino-Americano das Perspectivas do Setor de Celulose e Papel foi que o papel continua tendo espaço e ganha forças a cada dia. O resultado disso é que o papel não será engolido pelas mídias digitais e continua a ganhar forças. Mesmo em um país que o consumo ainda é baixo – 50 kg por pessoa para todos os tipos de papel – as perspectivas ainda são otimistas quanto a esse crescimento. 

Para Jean Michel Ribieras, vice-presidente da International Paper e Presidente da IP América Latina, o desafio da produção de papeis na era digital continua grande. A afirmação vai contra o que foi previsto na década de 70, que o papel seria completamente eliminado nos escritórios e todas as transações seriam realizadas por meio eletrônico, sem qualquer uso de papel. A previsão não vingou e o que ficou certo é que, mesmo com tantas alternativas digitais, o consumo de papel – principalmente no quesito imprimir – continua tendo um grande valor agregado.

O papel continua sendo o mais importante para o estudo. “A internet oferece muitas informações rápidas, mas para aprender, o papel ganha pela necessidade de impressão”, diz. Mesmo quando se fala em publicidade, na forma impressa ela ainda é muito mais forte do que no meio online. “A impressão vão continuar se adaptando e evoluindo com base nas novas tecnologias”, afirma Ribieras, destacando que o papel é sustentável e renovável.

O mercado é tão otimista que estimativas afirmam que somente o mercado de livros irá crescer 12% no próximo ano. No mercado mundial de papel, o consumo continua crescendo, principalmente nos mercados emergentes. “Como em todos os outros setores haverá uma adequação dos produtos em face de suas aplicabilidades e nichos de consumo”, destaca Ribieras.

O mesmo otimismo invade as empresas, Bernardo Testi , Supply Chain Manager da Gomes da Costa, afirma que o objetivo da empresa é manter a caixa de papelão nas embalagens de sardinha, pois elas protegem as latas e inclusive demonstram quando há algum problema na embalagem como vazamento ou tentativa de abertura. “O papelão e de fácil uso e a tendência é mantê-las”.

A conclusão é que o papel e as novas tecnologias da era digital são complementares e não antagônicas. Tanto que a preferência por publicações em geral é 62% contra 6% por  mídia eletrônica. Cláudio Baronni, diretor de projetos da Editora Abril S/A acredita na realidade da inclusão da área digital. “Nosso papel é formar conteúdo, seja ele através de qualquer que seja a mídia”. Segundo ele, a Abril publicou um site da Revista Capricho e o sucesso foi surpreendente. O mesmo aconteceu com a revista na versão impressa. “As vendas aumentaram e o site é um sucesso. É um grande desafio”. Baronni está na torcida para que a mídia digital não mate o papel. “Eu acredito que não”, conclui.

 

 


Fonte: Celulose Online



Publicidade


Deixe seu comentário no espaço abaixo ou clique aqui e fale conosco.


Nome: Email (não aparecerá no site):




Comentário(s) (0)


CIFlorestas disse:

17/01/2020 às 15:52

Nenhum comentário enviado até o momento.

Novidades do Site


Quer divulgar sua empresa ou está buscando uma empresa florestal?

Pensamento

A melhor maneira de realizar os seus sonhos é acordar.
Paul Valéry

Vídeo

Bureau de Inteligência

Análise Conjuntural
Editais
Produções Técnicas

Patentes
Cartilha Florestal
Legislação



Publicidade

Mercado

Cotações
Câmbio
Mapa Empresarial


Enquete

Do ponto de vista técnico e operacional, qual é a melhor unidade para comercialização da madeira para celulose?

volume de madeira sólida (metro cúbico)
tonelada de madeira
metro estéreo ou metro de lenha
unidade ou peças de madeira

Receba no seu email

Análise Conjuntural

Estudo e análise de especialista sobre o mercado de florestas.

Newsletter

Receba as novidades do setor de florestas no seu email.

Nuvem de Tags


1620 visitas nesta página

Polo de Excelência em Florestas

Parceiros

AMS  |   ECOTECA DIGITAL  |   EMBRAPA FLORESTAS  |   EPAMIG  |   FAEMG  |   INTERSIND  |   LARF  |   MAIS FLORESTAS  |   MAPA  |   SEAPA  |   SEBRAE  |   SECTES  |   SEDE  |   SEMAD  |   SIF  |   UFLA  |   UFV  |   UFVJM  |   UNIFEMM  |  

Colaboradores

ACELERADORA DE  |   AGROBASE  |   AGROMUNDO  |   APABOR  |   BRACELPA  |   CIENTEC  |   FAPEMIG  |   FINEP  |   IEF  |   LATEKS  |   PAINEL FLORESTAL  |   TRATALIPTO  |   UFV JR. FLORESTAL  |  
Desenvolvido por Ronnan del Rey