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01/07/2009

Nova Técnica Pode Reduzir Poluição Causada por Veículos a Diesel

Pesquisadores da UnB tentam identificar catalisador capaz de degradar partículas poluentes resultantes da combustão no motor.

Pesquisadores da UnB tentam identificar catalisador capaz de degradar partículas poluentes resultantes da combustão no motor.

É comum ver, no trânsito das grandes cidades, ônibus e caminhões expelindo uma densa fumaça negra. Não precisa ser especialista para saber que a substância é tóxica e, por isso, prejudicial à saúde e à atmosfera. Mas uma pesquisa desenvolvida no Instituto de Química da Universidade de Brasília pode contribuir para conter a poluição causada por esses veículos.

O estudo busca uma forma de degradar particulados de diesel – resultantes do processo de combustão que ocorre nos motores movidos a este tipo de combustível. As partículas, quando entram contato com o meio ambiente ou são aspiradas pelo homem, podem causar doenças graves, entre elas, câncer.

“Essas partículas de carbono são expelidas para a atmosfera, na maioria das vezes com pouco ou nenhum tratamento”, diz Fillipe Garcia, autor da dissertação de mestrado Síntese e caracterizações de óxidos suportados e suas aplicações na oxidação de particulados de diesel, defendida na UnB em fevereiro de 2009.

A pesquisa pretende identificar uma substância catalisadora capaz de degradar os particulados antes que sejam expelidos para a atmosfera. “Estamos pesquisando catalisadores mais eficientes. A ideia é usá-los suportados num filtro de cerâmica a ser acoplado no tubo exaustor dos veículos”, detalha o químico.
Fillipe explica que os particulados de diesel são nanopartículas de carvão, com resíduos da queima do diesel absorvidos em suas superfícies. “Quando as pessoas respiram essas partículas, elas conseguem ultrapassar a membrana pulmonar e podem ocasionar diversos efeitos negativos, como doenças pulmonares e até câncer”, diz o pesquisador.

Para o meio ambiente, os efeitos do particulado de diesel também podem ser graves. “Já foi constatado que essa substância pode afetar o equilíbrio ambiental, causando até a esterilidade de machos de diversas espécies”.

 Viabilidade

De acordo com Fillipe, o grande desafio do estudo é obter um catalisador capaz de degradar os particulados na mesma temperatura de exaustão do gás que é eliminado pelos motores, no processo de combustão. “Estamos trabalhando com materiais suportados em um tipo de aluminosilicato”, conta o químico.

“Tentamos escolher um catalisador barato para que o filtro se torne um produto economicamente viável no futuro”, diz o professor José Dias, que orientou a dissertação. Segundo o docente, existem catalisadores mais eficientes, porém muito mais caros por utilizarem em sua composição metais nobres de alto custo.
Os particulados de diesel são degradados a temperaturas em torno de 600° Celsius. Com o uso do catalisador, a degradação ocorre a temperaturas mais baixas. “No laboratório, acompanhamos a queima dos particulados utilizando diversos tipos de catalisadores – com o melhor deles, conseguimos baixar para algo em torno de 380°, 400° Celsius, o que é um deslocamento significativo”, pondera Fillipe.

O pesquisador ainda não sabe dizer quando o filtro poderá ser comercializado, nem quanto custará. No entanto, acredita que os benefícios que o equipamento trará compensarão o investimento. “O governo está trabalhando com leis cada vez mais restritivas, de modo que existe a necessidade de um componente que possa, efetivamente, diminuir a emissão de gases poluentes. E é isso que estamos tentando fazer com esse estudo”, afirma Fillipe Garcia.
 


Fonte: Carbono Brasil



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