Avanço e Pesquisa
16/04/2014
Nascentes com cobertura de floresta natural apresentam melhor qualidade de água para abastecimento público
Dissertação de Mestrado defendida na Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho? (UNESP), Campus de Botucatu por Caio Vinicius Ferreira Marmontel aborda estudo da qualidade da água em nascentes com diferentes coberturas do solo e estado de conservação da vegetação no Córrego Pimenta, São Manuel/SP.
Imagem ilustrativa - Google
As matas ciliares são de grande importância na proteção e manutenção de nascentes, assim como do leito de rios. Este tipo de cobertura vegetal permite que a água infiltre no solo impedindo o assoreamento de rios, além de manter os níveis de lençóis freáticos.
Apesar dos benefícios, este tipo de vegetação ainda sofre impactos como perturbação, degradação e até mesmo sendo substituídas por outras atividades no entorno das nascentes, que acabam prejudicando os recursos hídricos. Neste contexto, foi realizada uma pesquisa com o objetivo de avaliar e comparar a qualidade da água de quatro nascentes em diferentes coberturas de solo e estado de conservação da vegetação, bem como o enquadramento de cada nascente na Resolução CONAMA 357/05 (
http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res05/res35705.pdf).
Foram avaliadas quatro nascentes com as seguintes coberturas vegetais: floresta natural em condições adequadas previstos no código florestal e preservadas em relação ao seu estado de conservação da vegetação; cobertura de floresta natural, porém não está em condições adequadas na legislação e se encontra em estado de perturbação; bambuzal/floresta natural em estado degradado; pastagem degradada.
Em cada nascente foram estabelecidos quatro pontos de coletas (0, 10, 30 e 50 m da nascente), mensalmente as amostras foram coletadas, durante um ano. As nascentes com cobertura de floresta natural em estado preservado e perturbado foram as que apresentaram a melhor qualidade da água, nos parâmetros de temperatura, turbidez, cor, pH, nitrato, nitrito e ferro, demonstrando que a mata ciliar auxilia na proteção qualitativa da água. Estas nascentes apresentam padrões estabelecidos pela Resolução CONAMA 357/05 para o abastecimento público da água.
Esse e outros trabalhos podem ser acessados na integra na Biblioteca Digital Florestal, através do link:
http://www.bibliotecaflorestal.ufv.br/handle/123456789/7664
Fonte: Biblioteca Digital Florestal
Publicidade
Comentário(s) (0)
CIFlorestas disse:
09/12/2019 às 23:23
Nenhum comentário enviado até o momento.