Avanço e Pesquisa
02/10/2015
Gestão florestal no Brasil: Instrumentos de política pública
Artigo por Débora Ramos Santiago*
Doutoranda em Economia na Universidade de Brasília. Área de atuação: Economia Agrícola e Meio Ambiente. Mestrado em Desenvolvimento Regional (UFAM), graduação em Econômicas (UFAM). Atuou como pesquisadora na área de economia e gestão do Instituto de Inteligência sócio-ambiental estratégica da Amazônia, como professora substituta na UFAM e professora auxiliar na UEA.
Foto ilustrativa - Google
A gestão de recursos florestais tradicionalmente apresentou-se como um grande desafio no Brasil, pois historicamente as suas florestas foram exploradas de múltiplas formas, na busca incessante pela obtenção de riquezas. Esta prática contribuiu significativamente para o seu desenvolvimento econômico em determinadas épocas.
Entretanto tais florestas têm sido continuamente destruídas, principalmente pela exploração predatória da madeira do país, degradando assim todo o meio ambiente, uma vez que a floresta contribui para a manutenção do ecossistema natural. Esse fenômeno corresponde a uma lacuna preocupante, pois a renovação da floresta é reconhecidamente limitada, de modo que para utiliza-la sustentavelmente, deve-se considerar uma estratégia de manejo que não inviabilize a sua existência.
O objetivo deste estudo é obter um posicionamento científico sobre a estratégia de gestão ambiental para as florestas brasileiras, buscando para isso apresentar os diferentes instrumentos de gestão ambiental, considerando sua classificação, principais características, definições, vantagens e desvantagens para a preservação das florestas. Além disso, foram apresentados neste estudo os critérios necessários para a escolha do instrumento adequado para a gestão ambiental das florestas no país, para assim obtermos a melhor estratégia de gestão nacional.
Para ler o estudo na íntegra,
clique aqui.
Fonte: Portal Educação
Publicidade
Comentário(s) (1)
7kCmjvOyiDG disse:
15/11/2015 às 05:01
Ate9 2002 ERA assessor.Mas je1 mavdana mais que o chefe. Mandador, mandante, mande3o, manda bem ... Mas dizem que quem manda nele e9 .lula . Ne3o acho que ainda dependa dessas asas para voar...