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11/11/2010

GESTÃO DE DESIGN - PARA O DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS

SENAI produz manual sobre Gestão de Design tendo em vista a produção de móveis para as classes C. D e E.

 Atualmente, as indústrias de móveis e estofados que produzem para as classes C, D e E, desenvolvem produtos com características similares aos móveis destinados a uma classe A e B. Porém, com alguns diferenciais como preço, materiais e acessórios.

Conforme Coutinho (2001), estas empresas apresentam produtos de desenhos retos sem muitos detalhes, sem desenhos diferenciados, que são distribuídos por meio de redes atacadistas e lojas multimarcas. Destacando-se primeiro pelo preço e não pela marca, sendo este o principal fator que explica o sucesso na comercialização.
 
Desta forma, segundo Dualibi e Borsato (2008), as classes C e D/E, que representam respectivamente 46% e 39% da população brasileira, adquirem produtos com preços acessíveis e design similar aos móveis das classes A e B. Isso contribui para as estas empresas desenvolverem aptidão em realizar cópias, adaptações e a unificação de diversos modelos em um único novo modelo tendo como fonte de inspiração revistas e catálogos estrangeiros. Sendo assim, acaba por justificar que o design gera um alto custo em investimentos, e que a inserção do design na indústria de móveis tem sido parte do papel das grandes empresas.
 
Porém, este processo de gestão baseada na cópia apresenta dificuldades em seu processo produtivo, como:
a) Falta de padronização nos produtos;
b) Falta de documentação técnica;
c) Falta de qualidade no produto final;
d) Falta de normatização;
e) Deficiência na comunicação interna dos funcionários;
f) Cálculo do custo de produto sem parâmetros corretos;
g) Embalagens não apropriadas;
h) Restrições de vendas no mercado externo.
 
Consequentemente, produzem móveis e estofados com baixa qualidade e produtividade, gerando prejuízos financeiros para a empresa, desmotivação dos funcionários, aumento de reclamações dos clientes, entre outros.
 
Diante deste cenário, este artigo visa apresentar o uso da GESTÃO DO DESIGN, como metodologia de desenvolvimento de produtos. O objetivo do artigo é apenas difundir as informações da Gestão do Design como meio de utilização pelas indústrias no desenvolvimento de seus produtos, sendo necessário um trabalho mais aprofundado na implantação e no desenvolvimento por parte do leitor.
 
A metodologia apresentada neste artigo não está totalmente estruturada para que o leitor utilize-a em sua indústria, porém convém citar que há consultores e empresas especializadas nesta área que poderão auxiliar o empresário no desenvolvimento, treinamento e implantação da metodologia em sua empresa.


Fonte: SENAI



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20/06/2019 às 01:04

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