A GCE Papéis, detentora da primeira marca brasileira de papel sulfite (A-4) produzido a partir de bagaço de cana (Ecoquality®), localizada em São Paulo (SP), se uniu à ONG Trilhas de Jequitibá, que é uma organização ambiental sem fins lucrativos, com sede em Jaguariúna (interior de São Paulo), para desenvolver o projeto socioambiental “Qual é o seu Papel”. Esta aproximação se deu por meio da Gráfica Novo Design, apoiadora da ONG, que ao conhecer o papel ecológico identificou a possibilidade de convergir esforços para um objetivo comum: o desenvolvimento socioambiental.
Toda empresa que adquirir o Ecoquality®, mesmo que seja apenas um pacote com 500 folhas, participará do Projeto "Qual é o seu Papel” , pois um percentual do faturamento é revertido para a organização.
A GCE Papéis planeja redimensionar o Projeto para, por meio dele, promover a inserção digital de adolescentes carentes. Já está definido que será mantida a denominação Qual é o seu Papel? Um título que tem correlação com o produto que dará sustentação financeira ao projeto, com o papel social das empresas envolvidas e com a proposta de vida dos adolescentes beneficiados. “Queremos oferecer aos adolescentes e jovens carentes uma oportunidade para que obtenham conhecimentos na área de informática, fundamentais para o bom desempenho profissional na atualidade”, afirma Luiz Machado, diretor da GCE Papéis, prometendo para futuro próximo mais detalhes sobre as ações planejadas.
Sobre o Ecoquality® - O bagaço de cana usado como matéria-prima na fabricação deste papel é proveniente da produção de etanol, açúcar e de outros produtos derivados da cana-de-açúcar. Quando não reaproveitado para a produção de papel, este resíduo é aterrado ou incinerado para a obtenção de energia termoelétrica; ao reaproveitá-lo há, portanto, uma menor emissão de gases de efeito estufa. Apesar de ser fabricado a partir de um resíduo proveniente de outra atividade industrial, o Ecoquality® tem outros diferenciais que vem ao encontro das exigências do mercado, por exemplo, embora reciclado e reciclável, o papel tem elevado grau de alvura (aproximadamente entre 89 e 93 graus), enquanto que os reciclados produzidos à base de aparas de papel têm alvura em torno de 48 graus; ou seja, é um reciclado, em duas versões Branco e “Extra Branco”, nos formatos A-4 e Carta; isento de cloro elementar (ECF) e alcalino.
No Brasil, as fibras alternativas remetem na maioria das vezes a papéis artesanais. Esta visão foi a primeira barreira que a marca Ecoquality® precisou superar para conquistar o mercado. O papel é produzido em escala industrial, tem garantia de suprimento regular e atende de forma positiva aos anseios das empresas verdes.