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23/05/2010

Embalagem Busca Avanço de 14%

O faturamento do segmento em 2009 alcançou R$ 36,6 bilhões, sendo que para este ano o crescimento mínimo será de 8%, estima o especialista Fabio Mestriner da ESPM(Escola Superior de Propaganda e Marketing). A crise prejudicou as empresas, destaca ele, além disso não dá para dobrar de tamanho em tão pouco tempo.

 O faturamento do segmento em 2009 alcançou R$ 36,6 bilhões, sendo que para este ano o crescimento mínimo será de 8%, estima o especialista Fabio Mestriner da ESPM(Escola Superior de  Propaganda e Marketing). A crise prejudicou as empresas, destaca ele, além disso não dá para dobrar de tamanho em tão pouco tempo.

O coordenador do núcleo de estudos da embalagem da ESPM, diz que o desempenho do setor de embalagens de papelão de janeiro a março foi um dos melhores. "Este ano será excelente, mas preocupa a possibilidade  de faltar matéria-prima", pondera.

Na opinião do diretor comercial da Embalagens Bandeirantes, Eduardo Yazbek, este será o momento para  recompor margem, assim como os fornecedores de celulose. O preço já aumentou 25% e sofrerá novo reajuste  de 10% no mês que vem.

Yazbek comemora a recuperação do setor, que viu as vendas despencarem 40% no ano passado. "A empresa  fechou balanço trimestral com alta de 15%, tanto que recontratamos os funcionários dispensados durante a  crise." A Bandeirantes também destinará verba de R$ 1,2 milhão para renovar a produção. O diretor  destaca a área de cosméticos como impulsionadora dos negócios.

Sustentabilidade vira estratégia de negócio

Pesquisa encomendada pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) à GfK Indicator mostra que  91% das 153 empresas brasileiras de embalagem ouvidas consideram que o assunto sustentabilidade é importante no negócio.

O coordenador do núcleo de estudos da embalagem da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing),  Fabio Mestriner, destaca que o tema é preocupação real das companhias. "Antes a sustentabilidade era uma forma de ganho institucional."

Mestriner lembra que o País é um dos maiores recicladores do mundo, com 96% das latas de alumínio reaproveitadas, 56% das garrafas PET e 78% do papelão ondulado voltando para as fábricas. No levantamento, 78% dos entrevistados afirmaram que tomam ações concretas a respeito de embalagens e sustentabilidade.

Na região do ABC paulista, as empresas destacam que entre as atitudes tomadas estão o tratamento de efluentes, reaproveitamento do material cortado e criação de embalagens ‘verdes".


Fonte: Diário do Grande ABC/Adaptado por Celulose Online



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