O Malaysian Rubber Board (MRB) anunciou um clone de seringueira de alta produtividade - RRIM 3001 -, que pode aumentar a produção anual de látex para mais de 2.000 kg/ha, em comparação com a produtividade média de 1.430 kg/ha em 2008.
“Após a maturidade, as árvores de RRIM 3001 podem também ser uma boa fonte de madeira para as fábricas de móveis locais”, disse o diretor-geral do MRB, Datuk Kamarul Baharain Basir.
O RRIM 3001 foi oficialmente lançado ontem (13), pelo Vice-Primeiro Ministro Tan Sri Muhyiddin Yassin, no quarto dia do evento Malaysia International Commodity Conference and Showcase (MICCOS 2009).
Kamarul disse aos jornalistas que o MRB já havia plantado 100 hectares com o RRIM 3001 em todo o território nacional.
“Estamos analisando a comercialização da produção do RRIM 3001 para os viveiros licenciados e planejamos cobrar royalties como forma de recompensar o trabalho de pesquisa do MRB”, disse ele.
Atualmente, são mais de 1,24 bilhão de hectares plantados com seringueira na Malásia.