Notícia
23/09/2014
Conhece tudo sobre o eucalipto? O engenheiro florestal conhece...
Árvores, fauna silvestre, madeira, meio ambiente, consciência ecológica, recursos hídricos, Código Florestal e sustentabilidade. Todas estas palavras estão presentes no dia a dia do engenheiro florestal
Foto ilustrativa. (Fonte: google)
Eles são profissionais capazes de manejar os recursos naturais renováveis, atuando nas vertentes da vida sobre a terra, observando os preceitos ecológicos, econômicos e sociais, gerando benefícios permanentes à sociedade, mediante a utilização racional destes recursos.
Esta profissão oferece vários campos de atuação, como produção florestal, ecologia aplicada, tecnologia de produtos florestais, planejamentos ambientais, sistemas geográficos de informações e todos os tipos de mapeamentos da superfície da Terra.
Dentro deste universo que um engenheiro florestal tem, uma questão sempre é levantada: “É verdade que o eucalipto seca as nascentes, empobrece e resseca os solos e reduz a diversidade animal e vegetal?”
Para tentar acabar de uma vez por todas com estas acusações infundadas sobre o eucalipto e, provar que está espécie florestal tem muito a oferecer, os engenheiros florestais esperam que a sociedade primeiramente se conscientize da importância desta profissão, dos benefícios que ela pode trazer, principalmente no que diz respeito à melhoria da qualidade de vida de todos e principalmente, acabar de uma vez por todas com esta imagem negativa que foi criada em torno desta espécie florestal.
É preciso reconhecimento, envolvimento e investimento governamental não apenas pela importância econômica da madeira e floresta plantada mas, também, em todo o processo social e econômico, como gerador de empregos e tecnologia, além, da importância ambiental.
O reconhecimento deste mercado em potencial pode trazer vantagens competitivas inigualáveis ao Brasil, que tem a melhor tecnologia de plantio de florestas do mundo. As características que dispomos, naturalmente, pelo clima brasileiro, em relação ao plantio e tempo curto para a colheita, é um sinal que impressiona. Desenvolvendo e incentivando este potencial, teremos vantagens econômicas, sociais e fixaremos o homem no campo, diminuindo a fome, a miséria e a fuga para as grandes cidades.
Leia o texto completo acessando o link
aqui.
Fonte: Painel Florestal / Adaptado por CeluloseOnline
Publicidade
Comentário(s) (0)
CIFlorestas disse:
16/01/2021 às 02:31
Nenhum comentário enviado até o momento.