Avanço e Pesquisa
14/03/2016
Biomassa Florestal: o cenário ideal
Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Federal de Viçosa, de autoria de Thaisa Ribeiro Teixeira, relata Cenários para instalação de Usinas de Biomassa Florestal em Minas Gerais.
Reprodução/internet
A atual crise energética do país faz com que questões ambientais e estratégicas sejam levantadas e discutidas, já que a sociedade moderna é dependente do uso da energia nas suas mais diversas formas. A biomassa florestal vem despontando como uma das alternativas para a diversificação da matriz energética no mundo todo.
No Brasil, em especial no estado de Minas Gerais, a biomassa florestal é abundante. Porém, seu uso para geração de energia ainda é um nicho a ser explorado. O planejamento geográfico da produção da energia da biomassa é de extrema importância para a garantia de distribuição de energia barata e limpa.
A estudante de mestrado do Departamento de Engenharia Florestal da UFV desenvolveu um estudo dos cenários para Implantação de Usinas de Biomassa Florestal em Minas Gerais. Foi desenvolvida uma metodologia em ambiente SIG, Sistema de Informação Geográfica, para prospecção de unidades energéticas á base de biomassa florestal em Minas Gerais.
No estudo foram simulados vários cenários com diferentes números de usinas bioenergéticas, utilizando-se um modelo de localização-alocação capacitado, de modo a consumir metade do estoque de madeira do estado. O grande problema verificado no estudo é a escassez de linhas de transmissão e de ferrovias no estado, o que ocasionou no cenário ideal sendo de apenas quatro (4) usinas bioenergéticas nos municípios de Araújos, Mariana, Montes Claros e Sete Lagoas. Essas localidades foram determinadas de modo a minimizar as distâncias de transporte de matéria-prima até as fábricas.
O aproveitamento da biomassa florestal como insumo para a produção energética representaria, também, um meio de aumentar a renda do pequeno produtor rural e incentivar a produção de madeira em Minas Gerais.
A metodologia utilizada pela estudante é acessível a qualquer investidor ou entidade interessada na expansão e diversificação da matriz bioenergética e pode ser facilmente replicada para outras áreas de estudo ou adaptada para outras fontes de bioenergia.
Esta tese será – em breve- disponibilizada em nossa Biblioteca Florestal Digital
(http://www.bibliotecaflorestal.ufv.br/)
Fonte: Mariana Barbosa e Sayonara Ribeiro - Polo de Excelência em Florestas
Publicidade
Comentário(s) (0)
CIFlorestas disse:
15/01/2021 às 15:35
Nenhum comentário enviado até o momento.