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29/01/2013

Região do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro: educação ambiental via casos de ensino

Outro trabalho elaborado pelos professores da Universidade Federal de Viçosa - UFV

Foto do Parque
No primeiro capítulo deste estudo, realizou-se um levantamento sobre os possíveis impactos decorrentes da mineração de bauxita no Território da Serra do Brigadeiro (TSB). No capítulo subsequente, forneceu-se um diagnóstico sobre os saberes dos professores que atuam do 5º ao 9º anos em seis escolas públicas localizadas neste Território. Identificou-se que os docentes apóiam suas práticas em diversas formas de saberes: de formação profissional, disciplinar e/ou de conteúdo, curricular e cultural, com especial destaque aos saberes locais advindos da cultura de origem, da trajetória de vida e de pertença àquele local. Como elucidado, esses saberes são importantes porque formam a base concreta para o debate sobre a vida e a gestão do espaço público e privado, os conflitos sociopolíticos e ambientais e as perspectivas para enfrentá-los. Ressalta-se que o conjunto das respostas dadas pelos docentes evidenciou riqueza de conhecimentos acerca dos problemas socioambientais da região, sobre o papel do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro (PESB) e sobre os principais impactos ambientais que a mineração de bauxita poderá trazer, caso venha a ser implantada na região. Acredita-se que estes saberes compõem parte de um repertório de conhecimentos para o ensino da temática em contexto, que poderá possibilitar ao professor ensinar melhor e consequentemente favorecer o processo de profissionalização do ensino.
 
Por outro lado, verificou-se, também, que em vista de diversos aspectos tais como a diversidade de áreas de formação dos professores e ao fato de a maioria não ter tido contato formal com a Educação Ambiental em seu percurso de formação, que um número expressivo de professores não reconhece as origens dos problemas ambientais, a história e a cultura da região bem como os impactos decorrentes da mineração de bauxita. Essas questões, que dificultam a prática de uma Educação Ambiental numa perspectiva crítica e transformadora da sociedade, precisam ser consideradas na elaboração e implementação de políticas públicas que tratam dos programas de formação de professores. 

Angela Maria de Carvalho Maffia
Profa. Dra. do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa – amaffia@ufv.br
 
Elias Silva
Prof. Dr. do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Viçosa – eshamir@ufv.br
 
Rita de Cássia Alcântara Braúna
Profa. Dra. do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa – rbrauna@ufv.br
 
Guido Assunção Ribeiro
Prof. Dr. do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Viçosa – gribeiro@ufv.br

Para acessar o trabalho completo, basta  CLICAR AQUI!




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Comentário(s) (1)


nqhWZJLKsDLZCLODIE disse:

05/03/2013 às 03:42

Jenn, thank you! You're far too kind. :)Nora, I love caipirinha, too! :) There's a vesroin made with vodka that we call "caipiroska". Maybe you should try it. :)Kelly-Jane, thank you, sweetie!Nora, there's no need to thank me, dear - I learn so much from my favorite foodies, too. :)Anh, I think it's an excellent choice! ;)Mari, thank you, sweetie! Claudia, thank you for stopping by!Cris, they're delicious, indeed. :)Susan, they're very appreciated here and I'm glad you like them too. Thank you.Bea, thanks!Nanditha, thank you for visiting!Toni, I'll sure bring them! Obrigada, querida!Meeta, I'm so glad you like them!Amanda, they're not difficult to make, but it's really good to have an extra pair of hands to "glue" the nuts on top of them. :)Cheryl, I love that too! I'm always learning new things from you, my favorite foodies, and I'm glad I can share something from here, too.Angie, thank you!Mandy, thank you for visiting - you have such a wonderful blog!I halved the recipe because I knew I would end up eating the 120 myself. lolTigerfish, I wanted something more sophisticated then brigadeiros. :)Cynthia, you can eat them, I promise! :DValentina, have some, sweetie!Kristen, thank you so much!Eva, people can't resist them too long. ;)Joey, I love the golden walnut, too. :DKarin, I'd love to know more about those, too. Maybe they're made of nuts, like these?Rose, they're really delicious, so I guess you should "destroy" them and do not worry about it. ;)Truffle, thank you! You are so sweet, my dear friend.Lynn, they make quite a presentation at a beautifully decorated table. Andrea, thank you, sweetie!Terry, I had a big laugh with your comment - I give my sweets and baked goods away. I'll only have one (ok, sometimes two) to check if they're good and then I send them to my family, Joao's family or he takes them to his co-workers. That's my secret. :)Amy, the nuts are my favorite part. :)Tina, I agree with you - I feel the same way and I think we have so much to share. What makes me really happy is that people are interested in learning about our food! Ellie, it's a very nice detail, indeed!Veron, thank you!Thank you all for your lovely comments!

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