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29/04/2011

Suzano foca na gestão de fornecedores

Na Suzano Papel e Celulose, a base de fornecedores já ultrapassa a casa dos 3,6 mil, sem contar os integrantes do fomento florestal.

Contudo, ao contrário do que preconizam alguns sistemas de administração de produção - redução da cadeia ao mínimo com vistas à máxima eficiência -, a companhia viu mais benefícios em trabalhar com um catálogo não muito enxuto de parceiros e optou pelo modelo da segmentação.

Nessa linha, das 3.651 empresas que atendem a Suzano, 10% integram o grupo de elite, que recebe as encomendas mais volumosas e assina contratos de longo prazo. Mas os demais fornecedores também estão no radar da empresa, e se beneficiam dos R$ 20 milhões a R$ 30 milhões investidos anualmente pela Suzano na gestão desse público, e há mobilidade na cadeia. 

"Cada vez mais, o foco é ter menos fornecedores nos produtos estratégicos e, com esses, crescer e inovar em conjunto", diz o diretor de Operações da empresa, Ernesto Posada. Com esses parceiros, conta, o relacionamento vai muito além da negociação de preços e envolve o desenvolvimento conjunto de tecnologias e produtos. "Mas não vejo tendência de enxugamento na nossa base e a competição, na medida certa, é boa para todos", acrescenta.

A gestão e a qualificação desses parceiros, conta Posada, é um dos mais importantes desafios da Suzano na execução do Plano 2024, ano em que o grupo completará seu centenário e terá mais que dobrado em relação ao tamanho atual. Para cumprir as metas estabelecidas no plano, visto como ousado, a área de Operações teve de arregaçar as mangas ao longo de 2010 e iniciar as discussões com os futuros parceiros da companhia no Maranhão e Piauí, onde serão construídas duas fabricas de celulose, com investimento conjunto de US$ 4,6 bilhões, sem levar em conta os aportes em florestas.

Conforme Posada, por conta desses investimentos, há tendência de ligeira ampliação na base de fornecedores da companhia nos próximos anos, especialmente aqueles de perfil regional. "Não haverá uma expansão grande na base porque certamente ganharemos escala em fornecedores que já estão entre os grandes", explica. "Mas deve haver uma participação maior de locais."

Na área de suprimentos, para manter um contato mais próximo com parceiros, a Suzano apostou na figura do gerente de conta, assim como ocorre no departamento de vendas, e 15 profissionais assumiram a função", afirma. Nessa linha, há cinco anos consecutivos, a Suzano premia os melhores fornecedores, em quatro categorias: insumos, serviços, logística e inovação, além do vencedor do ano. Nesta edição do prêmio, entregue ontem, o prêmio principal foi para a suíça MSC (Mediterranean Shipping Company).


Fonte: Valor Econômico



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