A Klabin (KLBN4) divulgou ao mercado na semana passada que o BNDESPar (subsidiária de participações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES) reduziu a sua participação no capital acionário em 5,54% (ações sem direito a voto da companhia).
Após o processo, a BNDESPar passou a ter 20,31% do total das ações preferenciais da Klabin.
Essa é a segunda vez, somente neste ano, que a entidade vende, de forma expressiva, ações preferenciais (PN) da maior produtora de papéis para embalagens do Brasil. Essa última redução ocorreu entre 10 de setembro e 1º de dezembro.
A Ativa Corretora divulgou relatório afirmando que a notícia é negativa, porém já era esperada.
"A redução de participação da BNDESPar no capital da Klabin já é de conhecimento dos investidores e deve continuar sendo um fator limitador para a evolução das ações, na medida em que a participação restante ainda é relevante", ressalta Mônica Araújo, estrategista da corretora, em relatório.
No acumulado do ano, até ontem, as ações da fabricante de papéis para embalagens na BM&FBovespa apresentam valorização de 5,73% (ao encerrarem a sessão cotadas a R$ 5,39). O preço-alvo e a recomendação (rating) para as ações da companhia estão em revisão pela corretora.