Prestes a inaugurar um Centro de Extensão Cultural, a cidade de Constituição – localizada na região do Maule, no Chile – vem passando por um amplo processo de transformação desde o desastre que a abateu na tarde de 27 de fevereiro de 2010. O maremoto – hoje chamado de tsunami – de 8,8 graus na escala Richter matou centenas de moradores desta cidade costeira, que está sendo reconstruída com o uso da madeira.
No começo da reconstrução, o panorama era desolador. Assim, enquanto as autoridades trabalharam em situações de emergência todos os dias, foi desenvolvido o Plano de Reconstrução Sustentável (Pres) para a cidade. Com a participação do município, o Ministério da Habitação e Desenvolvimento Urbano e a Arauco foi desenvolvido - em apenas três meses – um projeto visionário para reconstruir Constituição. Por este projeto, a madeira - a principal matéria-prima da cidade – passou a ocupar um papel de liderança no desafio de melhorar a qualidade de vida de seus 50.000 habitantes.
No início foram selecionados 28 projetos com base em um processo de participação pública, onde os moradores votaram de acordo com as suas principais necessidades, ou seja, recuperação de costa e espaços no centro cívico de incorporação foram prioridades escolhidas. Esta é a origem do Centro de Extensão Cultural, ou Centro Cultural Madeira, cuja inauguração está prevista até o fim deste ano. Será um local onde poetas, folcloristas, pintores e artesãos poderão trabalhar e mostrar a cultura artística. Será um lugar de democratização cultural.
O novo lugar, que exigiu um investimento de US$ 200 milhões do Conselho Nacional para a Cultura e as Artes (NCCA), tem 900 metros quadrados, que incluem um auditório multiuso para a realização de espaços de artes para as atividades de música e multimídia, além de uma área de exposição para as artes visuais. Tudo foi construído em madeira, elemento pelo qual a cidade de Constituição é reconhecida nacional e internacionalmente.
A região de Maule é a segunda maior do Chile em plantios florestais. Por isso, é possível um suprimento de material local para construir edifícios de referência. Então, é o principal elemento escolhido para a maioria dos Pres, tais como o centro cultural. Tudo isso tem gerado grandes expectativas em relação ao Centro de Extensão, o primeiro espaço dedicado inteiramente a cultura na cidade de Constituição.