Facebook Twitter RSS

Notícia

Versão para impressão
A-
A+


26/11/2014

Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, a 3ª Revolução do Agronegócio Brasileiro

Foto ilustrativa - Google

O Brasil tem 100 milhões de hectares de pastagens nativas e/ou degradadas para intensificar a produção de grãos, eucalipto e gado e, assim, cumprir o papel que tem no fornecimento de alimentos para atender à demanda global, como sinaliza a FAO.

“Até 2020, o mundo precisa aumentar em 20% a atual produção de alimentos para atender as necessidades da população global. O Brasil precisa participar com 40% desse crescimento. Isso só é possível se implementarmos, e rapidamente, a 3ª revolução do agronegócio brasileiro, que é o intensificação produtiva de maneira sustentável. A primeira revolução foi do plantio direto, a segunda da safrinha e agora é o aproveito completo e simultâneo das áreas com absoluto respeito ao meio ambiente”, disse Paulo Herrmann, presidente da fabricante de máquinas agrícolas e tratores John Deere, no encerramento do 11º Congresso Brasileiro de Marketing Rural & Agronegócio, realizado hoje em São Paulo.

Sempre o consumidor – A palestra de Paulo Herrmann fechou o mais importante evento do marketing e da comunicação rural que teve no consumidor final o principal alvo.

“Cada vez mais o consumidor sente necessidade de conhecer todo o processo produtivo para, assim, escolher um produto com segurança”, afirma Eduardo Pedroso, diretor regional de originação do JBS.

“Na hora da compra, toda a cadeia produtiva importa. Mas não é só isso. Além da preocupação com o bem-estar animal e o processo de produção, pesam a higiene e a qualidade, os aspectos sensoriais dos alimentos e o atendimento. Se um desses elos não merecer a atenção devida poderá colocar tudo a perder”, complementa Fabiana Farah, gerente de desenvolvimento de carnes, aves e peixaria do Grupo Pão de Açúcar.

Alertas sobre marketing – Em um evento de marketing e comunicação rural, o tema também foi amplamente discutido. O consultor Paulo Cesar Rovai falou sobre os 7 passos para elaboração de um plano de marketing eficaz.

O especialista não recomenda planejar linearmente, pois é preciso conhecer os agentes do mercado; a mudança, quando ocorrer, deve representar uma vantagem competitiva; o planejamento colaborativo, envolvendo os demais players – clientes, fornecedores, consumidores etc – deve ser praticado; o envolvimento da empresa também; assim como a criação de diferenciais difíceis de ser imitados. Além disso, é preciso olhar para fora, pois as oportunidades estão lá; e, finalmente, não se pode deixar de pensar na logística de implantação.


Fonte: Grupo Cultivar



Publicidade


Deixe seu comentário no espaço abaixo ou clique aqui e fale conosco.


Nome: Email (não aparecerá no site):




Comentário(s) (0)


CIFlorestas disse:

28/09/2020 às 00:03

Nenhum comentário enviado até o momento.

Novidades do Site


Quer divulgar sua empresa ou está buscando uma empresa florestal?

As mais lidas


Pensamento

A melhor maneira de realizar os seus sonhos é acordar.
Paul Valéry

Vídeo

Bureau de Inteligência

Análise Conjuntural
Editais
Produções Técnicas

Patentes
Cartilha Florestal
Legislação



Publicidade

Mercado

Cotações
Câmbio
Mapa Empresarial


Enquete

O que você acha da implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR)?

Trará benefícios aos produtores rurais
Trará benefícios ao meio ambiente
Trará benefícios apenas para o governo
Trará benefícios aos produtores rurais, ao meio ambiente e ao governo
Não muda a situação dos produtores rurais, nem do meio ambiente

Receba no seu email

Análise Conjuntural

Estudo e análise de especialista sobre o mercado de florestas.

Newsletter

Receba as novidades do setor de florestas no seu email.

Nuvem de Tags


1769 visitas nesta página

Polo de Excelência em Florestas

Parceiros

AMS  |   ECOTECA DIGITAL  |   EMBRAPA FLORESTAS  |   EPAMIG  |   FAEMG  |   INTERSIND  |   LARF  |   MAIS FLORESTAS  |   MAPA  |   SEAPA  |   SEBRAE  |   SECTES  |   SEDE  |   SEMAD  |   SIF  |   UFLA  |   UFV  |   UFVJM  |   UNIFEMM  |  

Colaboradores

ACELERADORA DE  |   AGROBASE  |   AGROMUNDO  |   APABOR  |   BRACELPA  |   CIENTEC  |   FAPEMIG  |   FINEP  |   IEF  |   LATEKS  |   PAINEL FLORESTAL  |   TRATALIPTO  |   UFV JR. FLORESTAL  |  
Desenvolvido por Ronnan del Rey