Avanço e Pesquisa
10/06/2014
ANÁLISE ECONÔMICA E REGIMES DE MANEJO DE FOMENTO FLORESTAL COM EUCALIPTO EM MINAS GERAIS
Seminário apresentado ao Departamento de Engenharia Florestal da UFV, pelo doutorando Rafael Rode teve por objetivo avaliar a viabilidade econômica e regimes de manejo de fomentos florestais com eucalipto em Minas Gerais.
Foto ilustrativa- Google
Com informações de custos, produção, distância de transporte e preço, os fluxos de caixa do proprietário e da empresa foram avaliados com Valor Presente Líquido e Custo Médio da Produção para o projeto com e sem fomento.
Os regimes de manejo foram avaliados por programação linear, para os quais foram geradas prescrições considerando corte final de 5 a 8 anos, nos regimes alto fuste e talhadia, no horizonte de planejamento de 16 anos. A função objetivo foi a maximização do Valor Anual Equivalente de 144 propriedades rurais com programa de fomento. Foi observado aumento da rentabilidade dos proprietários inscritos no programa para um raio econômico de 160 km, mostrando a importância dos incentivos ao plantio de eucalipto em pequenas e médias propriedades.
Pela programação linear foi possível obter 10 prescrições de manejo comuns para as 144 propriedades. Foi observado que 15% dos fomentos não tiveram uma prescrição viável economicamente e, uma redução de 10% no preço da madeira aumentaria para 39%. Ainda, com análise discrimante das 10 prescrições de manejo selecionadas, foi possível criar uma regra de classificação para novos contratos de fomento com proporção de sucesso de 79%.
O artigo com o trabalho completo pode ser acessado através do link:
http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1389934114000690
Fonte: CI Florestas
Publicidade
Comentário(s) (0)
CIFlorestas disse:
11/12/2019 às 03:12
Nenhum comentário enviado até o momento.